Projeto cultural “coleta" lixo das ruas durante intervenção urbana

Por Portal do Holanda

04/03/2016 13h34 — em Agenda Cultural



As ruas do Mutirão, na zona Norte de Manaus, foram “palco” para as artistas do projeto ‘Apoena: Arte Na Zona Norte/Am’ durante intervenção urbana sobre conscientização ambiental, na manhã desta sexta-feira, 4.

 Com o tema ‘A rua dança’, as bailarinas e intérpretes da Contém Dança Cia, Francis Baiardi e Ana Carolina Souza, coletaram os lixos jogados em vias públicas e convidaram a comunidade a fazer o mesmo. A ação envolveu ainda os alunos da Escola Municipal Deputado Ulysses Guimarães, que participavam de uma caminhada em combate ao mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya. 

Francis Baiardi, que também é idealizadora do Apoena, contou que a apresentação teatral buscou conscientizar a população a não jogar lixos nas ruas, para que os próprios moradores não sejam prejudicados.



 Esta é a segunda semana do “Apoena”, que desenvolve uma série de atividades na escola, como artes circenses, plásticas, dança e música. Segundo Francis, a ação foi importante para estimular e entusiasmar as crianças. “É gratificante ver o interesse deles com as artes, à medida que os dias vão passando, eles buscam se envolver mais. Eu fico com o coração apertado quando tenho que deixá-los”, disse.

 A secretária da escola, Clarice Salgado, destacou que o Apoena veio somar no aprendizado dos alunos. “Eu acompanho o projeto desde quando foi implantado aqui na escola. Ele veio para ampliar a criatividade dos estudantes, que ficam mais animados a cada oficina”, afirmou.

 O movimento foi contemplado pelo Prêmio de Ocupação Artistica da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e envolve música, teatro, dança, artes circenses e visuais, e a programação continua até maio.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural