Compartilhe este texto

Filósofo Fabiano de Abreu lança série de livros sobre a mente humana durante a quarentena

Por Portal Do Holanda

05/06/2020 15h51 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

O filósofo, psicanalista e especialista em estudos da mente humana Fabiano de Abreu lançou mundialmente o terceiro livro de uma série de cinco que serão disponibilizados durante a quarentena na Amazon e no Google Books. O autor pretende apresentar um total de dez livros ainda este ano.

Durante a quarentena, um dos principais desafios das pessoas têm sido manterem-se ativas e produtivas, mesmo em período de confinamento e isolamento social impostos pela necessidade de se evitar o contágio com o novo coronavírus. 

Dando exemplo de que é possível usar este tempo de dias atípicos para produzir bons frutos, o filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu escreveu e finalizou uma série de livros neste período. Abreu lançou esta semana o terceiro livro dos cinco que ainda devem ser ofertados enquanto durar a quarentena. Os livros têm uma temática filosófica e analítica diante da vida e de situações enfrentadas pela sociedade pós moderna: “Durante a pandemia precisamos manter a mente ocupada, liberando hormônios associados a satisfação pessoal e ao prazer, como se estivéssemos fazendo um exercício físico, mas na mente. Quero mostrar que não apenas é possível como também é viável ser produtivo neste período difícil”, conta o autor.

Para Fabiano, "momentos difíceis devem servir para aumentar o conhecimento e devemos fazer um esforço para não ceder ao pessimismo que nos rodeia. Trabalhar e aprender algo novo é uma forma de nos libertarmos, de acrescentar algo positivo na nossa rotina. Especialmente algo duradouro e que pode fazer a diferença na nossa vida futura.".

Obras já lançadas

Abreu lançou através das plataformas digitais em formato e-book na Amazon (Kindle) e Google Books três livros neste período, que são o ‘7 pecados capitais que a filosofia explica’, o 'Romantizando a filosofia’ e o ‘Filosofia do comportamento' , todos obras independentes. Este último contabiliza como o sétimo livro de Fabiano até então como escritor e o terceiro dos cinco que serão lançados na quarentena. Até o fim do ano, Abreu pretende produzir dez livros digitais totalizando 14 em sua carreira.

Abreu é um estudioso da mente e comportamento humano e isto se reflete nas suas obras. Com especialização em história da ética e moral pela universidade Carlos III e em idealismo filosófico e cosmovisão pela Universidade Autónoma, ambas de Madrid, na Espanha, Abreu se propôs a analisar pela ótica da filosofia e com base em seus estudos como psicanalista, neuropsicanalista e especialista em neurociência por Harvard, tópicos específicos da psiquê, que pela primeira vez estão sendo compiladas em obras literárias.

Ética e moral 

O filósofo explica qual o objetivo de suas obras: “Nossa personalidade é moldada, também,  pelo mundo externo, sendo assim, serão os dias de hoje propícios para o declínio da ética que afeta a moral? Trago estes questionamentos nos meus livros, já que são os que não conseguem se desprender da porção que nos faz ignorantes e transcender os vícios e virtudes.”

Segundo o autor, é preciso trazer à tona reflexões que permitam aos leitores transcender as definições e rótulos e evoluir como pessoas: “Somente com o conhecimento adquirido através da educação conseguiremos um eficiente nível cognitivo para encontrar não a cura, mas o equilíbrio entre vícios e virtudes para um melhor bem estar mental e geral.” 

Projeto conhecimento para todos 

Fabiano de Abreu está a disponibilizar os livros gratuitamente aos que não tem condições financeiras para comprá-lo. Ele chamou a ação de - Projeto conhecimento para todos - Onde Abreu acredita que o conhecimento é fundamental para alcançarmos o equilíbrio e um melhor bem estar. 

Dando com isto o início ao seu projeto, de disponibilizar cultura e conhecimento de forma fácil, acessível numa linguagem palatável. Onde leigos, técnicos e especialistas possam ampliar horizontes, flexibilizar conhecimentos, e ganhar repertório de fala social tornando-se pessoas ainda mais interessantes e agradáveis de se conviver portanto bem vindas e desejáveis.

Pois nada é mais carismático e sedutor que o saber, o conhecimento, a cultura oferecida de forma genuína.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Filósofo Fabiano de Abreu, Agenda Cultural

+ Agenda Cultural