Concerto “Shakespeare – Sonho de uma Noite de Verão” destaca romantismo

Por Portal do Holanda

29/02/2016 13h42 — em Agenda Cultural



Uma noite de verdadeiro esplendor musical acontece nesta quinta-feira (3), com o concerto “Shakespeare – Sonho de uma Noite de Verão”, realizado pelo Governo do Amazonas / Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Amazonas Filarmônica, às 20h, no Teatro Amazonas. O espetáculo terá 1h30 de duração e tem venda de ingressos na bilheteria, ao valor de R$ 20,00 (plateia e frisas) / demais assentos livres.

No concerto, a Amazonas Filarmônica faz um tour pelo romantismo europeu, tocando obras primas de seus maiores representantes, iniciando a apresentação com o poema sinfônico Les Préludes do húngaro Franz Liszt, inspirado em poemas de Alphonse de Lamartine. Certamente, uma de suas obras mais cativantes.

Em seguida, do retumbante compositor alemão Richard Wagner, sua obra mais delicada: Idílio de Siegfried, uma serenata dedicada ao seu filho recém-nascido, concebida para ser executada na escadaria de sua casa.

As homenagens continuam com a celebração dos 400 anos da morte do maior dramaturgo de todos os tempos: William Shakespeare (1564-1616). O relativo sucesso que teve em vida no século 17, sobretudo como ator e diretor, o falecimento em quase completa obscuridade, considerado vulgar e difícil no século 18 e, finalmente, a tradução de suas obras para o alemão durante o início do Romantismo, alcançando apogeu no século 19.

A genialidade de Shakespeare naturalmente influenciou inúmeros artistas europeus a partir deste período. Surgem assim várias obras musicais inspiradas em suas primorosas peças de teatro: óperas, canções, poemas sinfônicos, aberturas, suítes, música incidental, tudo o que se podia.

No encerramento do concerto, Otávio Simões, maestro assistente da Amazonas Filarmônica, toca uma das partituras mais refinadas de todos os tempos, escrita pelo gênio alemão Felix Mendelssohn (1809-1847): quatro trechos da música incidental para Sonho de uma Noite de Verão (1842). Da feérica abertura até os últimos acordes da marcha nupcial, será um verdadeiro encantamento de público.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Agenda Cultural