Cine Carmen Miranda encerra julho com documentário francês e show musical
Manaus/AM - O Cine Carmen Miranda encerra a programação de julho com a exibição gratuita do documentário francês A orelha nua na sexta-feira (25), às 18h, com presença dos diretores e debate após o filme. No sábado (26), o cinema recebe o show Sistilho, do cantor Lucas Sestilho, em duas sessões, às 18h e 20h, com ingressos a R$ 25 disponíveis no Sympla.
Sinopse do documentário
‘L’oreille nue’ (A orelha nua) é um documentário criativo de dois episódios de 50 minutos, filmado na Amazônia Brasileira em junho de 2024, no estado de Rondônia, na Terra Indígena 7 de setembro, terra natal do povo Paiter Suruí. Desde o “contacto” (com os brancos) em 1969, os Paiter Suruí lutam pelo reconhecimento dos seus direitos e da sua cultura, passando de um modo de vida baseado na caça e na horticultura para o cultivo de café, banana e projetos ambientais. Questionando nossa relação com a alteridade e como “nos ouvimos no mundo”, este documentário explora como a escuta e a gravação afetam tanto a comunidade Paiter Suruí quanto os criadores do documentário sonoro. Conscientes dos preconceitos em jogo, os realizadores recolheram testemunhos que questionavam a sua própria posição e a reconstrução de uma realidade polifónica feita de camadas.
Sábado da Música
18h e 20h – Show de Lançamento do EP ‘Sistilho’
Sinopse
"Sistilho" é o projeto musical autoral de Lucas de Almeida Filizola. Seu primeiro single, Álveo/Leito, foi lançando pela Tratore em setembro de 2020 nas plataformas de streaming, contando com participações especiais de artistas locais e tendo mix e master assinadas por Diogo Strausz. Em arranjos acústicos de cuidado harmônico, Sistilho vem gravando e compartilhando suas músicas de forma independente pelo seu Soundcloud "soundingitout" desde 2015. O trabalho composicional de Sistilho faz parte de uma investigação artística contínua do cotidiano enquanto um mosaico de lembranças. Após vários shows solo entre 2018 e 2019 e participação nos discos da Luneta Mágica e de Gabi Farias, em 2022, Sistilho se prepara para lançar seu single/EP Passado Pra Sempre ainda em 2025.
À medida que nos movemos através do murmúrio de vidas e histórias, a narrativa conduz-nos das particularidades tópicas da escuta a considerações mais gerais e políticas sobre a transmissão intergeracional e a preservação da biodiversidade. Combinando recordações pessoais e as palavras de uma comunidade sobre a sua própria história com gravações de campo, este documentário ressoa com a exuberância sonora de uma floresta densa, centrando-se na forma como cada pessoa sente, compreende e traduz o mundo à sua volta de acordo com a sua experiência acústica. Vencedor do Fundo Gulliver SCAM França-Bélgica, este documentário será transmitido na RTBF (rádio nacional belga) no verão de 2025.
ASSUNTOS: Agenda Cultural