Compartilhe este texto

Uma tragédia anunciada


Por Raimundo de Holanda

29/03/2014 0h51 — em
Bastidores da Política



Duas semanas depois de um caminhão perder os freios e esmagar um carro na Avenida Rodrigo Otávio, matando o motorista, tragédia semelhante volta a ocorrer, agora com mais vítimas fatais - 14, segundo a policia. De novo um caminhão sem controle que avança sobre um microonibus lotado de passageiros. Não há coincidência. Há negligência. Os acidentes envolvendo caminhões se multiplicam a cada dia em Manaus, seja porque não são vistoriados com o necessário rigor, seja porque transitam perigosamente, carregados de areia, pedras ou container, geralmente mal acondicionados. Uma legislação especifica para ordenar o trânsito desse tipo de veiculo não é apenas necessária. Tornou - se um imperativo. A própria Câmara de Vereadores pode decidir sobre essa matéria. Caminhões deverão passar por um rigoroso controle - da manutenção ao horário permitido para transitar nas ruas da cidade.  

PROMESSA QUE DILMA NÃO CUMPRIU

Há exatos quatro anos e cinco dias, no dia 24 de março de 2010, a então ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento assinavam em Humaitá a ordem de serviço para início da construção da ponte sobre o rio Madeira na BR-319. E Dilma prometia aos amazonenses, em nome de Lula, que até o final daquele ano a obra do trecho central da BR-319 seria iniciado. “Vamos fazer essa rodovia com respeito ao meio ambiente e respeito aos homens e mulheres de toda a Amazônia, para que todos vocês possam ir assistir a Copa do Mundo de 2014 em Manaus”.
Hoje, faltam apenas 74 dias para o início da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e o trecho da estrada continua a ser “caminho de onça”.

Por que o PT isolou Praciano
 
Se a coisa andava ruim para o petista radical Francisco Praciano, agora beira o desespero, diante do isolamento dentro de sua aliança política no Planalto e junto ao próprio PT no Amazonas. Alçado a coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção no Congresso, Praciano começou a bater de frente com a própria presidente Dilma, sua maior aliada. Agora está no “mato sem cachorro”, sem base no Amazonas e sem apoio do Planalto, reclamando na imprensa do Sul que não sabe mais o que fazer com o cargo.

Amazonas perde antigos aliados
 
Há um descontentamento geral das bancadas dos estados amazônicos com a possibilidade de extinção da ZPEs, o que poderia acontecer ainda no bojo da votação da PEC 506/10, que prorroga a Zona Franca de Manaus. As pressões que existiam contra a própria Zona Franca agora se voltam contra as ZPEs, que no entender de técnicos e aliados políticos do governo, não promovem nenhum desenvolvimento regional. A PEC deverá ser votada em segundo turno na Câmara no final de abril, depois retorna ao Senado para ser votada até o final de junho.  

@@@

Para os descontentes, a retirada da prorrogação das ZPEs caracterizaria mais ainda a Zona Franca como sendo unicamente de Manaus e do Amazonas. É um assunto que precisa ser costurado com fio de nylon para não colocar em risco a votação da PEC.

Só um desejo

Diz o deputado José Ricardo que seu partido, o PT, deve romper com o grupo político que decide o destino do Amazonas há 32 anos e seguir seu próprio projeto de governo. Mas, do jeito que as coisas estão pro lado do petista, não vai ser dessa vez que ela vai ser ouvido por seus correligionários.

Bolsa-disfarce

Projeto do vereador Hiram Nicolau, se aprovado, vai obrigar o Implurb a fazer vistorias em moradias da população de baixa renda com a finalidade de verificar suas condições estruturais. Além de dar mais deveres ao instituto cuja estrutura mal consegue atender a rotina, Nicolau quer que a Prefeitura de Manaus – o contribuinte – banque eventuais consertos nessas casas. Ele  é candidato a quê mesmo?

Viagem petista

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Bosco Saraiva (PSDB), resolveu dar um tempo para os petistas da CMM e designou os vereadores Waldemir José e Bibiano Garcia para participarem do Encontro da Frente Nacional dos Vereadores pela Reforma Urbana, em Curitiba/PR, com direito a diárias, inclusive.

Reforço dos conselhos tutelares

A primeira dama e secretária municipal de Ação Social, Goreth Garcia Ribeiro entregou ontem a cada um dos nove Conselhos Tutelares de Manaus um carro e cinco computadores novos. Os benefícios são muitos, entre eles o monitoramento de dados por meio dos computadores, a capacitação constante e o suporte técnico aos conselheiros tutelares, especialmente na consolidação de dados do Sipia, que deverá iniciar em um prazo máximo de 30 dias.

Prestação de contas
 
O prefeito de Manaus Artur Neto engrossou ontem a lista de 94 gestores, ou 26% dos 367 que são obrigados a prestar contas anuais ao TCE-AM, que até as 12h já haviam entregue  suas prestações de contas de 2013 à Divisão de Expedição de Documentos e Protocolo (Diepro). Tendo em vista que o prazo final para o envio é segunda-feira (31), o presidente Josué Filho determinou o funcionamento da Diepro neste sábado (29) até as 13h, para o recebimento das prestações de contas dos jurisdicionados.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.