Compartilhe este texto

Por que tem gente que não gosta de periquito


Por Raimundo de Holanda

28/11/2014 0h07 — em
Bastidores da Política



Os periquitos haviam aprendido a conviver com os telões colocados sobre as copas das palmeiras no Condomínio Ephigênio Sales. Muitos ambientalistas  reclamaram da medida, mas o condomínio dizia que era preciso preservar o verde, ameaçado por milhares de aves. Ontem os periquitos começaram a morrer. E em bando. A suspeita de envenenamento recaiu  sobre o condomínio. 

A questão que se revela e que precisa ser apurada, é o tipo de crueldade que não priva apenas pássaros da copa das árvores, onde se acasalam e tiram seus alimentos, mas os mata em nome do silêncio. Afinal, periquitos em bando  gritam, mas no caso é uma pena que não falem  para revelar quem os está matando. ( Raimundo Holanda

VAGA PARA BRAGA

Poder ser que a presidente Dilma mude de ideia, mas até ontem os esforços do PMDB para manter o Ministério das Minas e Energia, hoje ocupado pelo senador Edson Lobão, caminhavam para o fracasso.  Uma parte da legenda defendia o nome do senador Eduardo Braga, como substituto de Lobão. Pode ser que prospere.  Braga tem trânsito no Planalto, mas o problema é o partido. Dilma pode dar ao PMDB o ministério das Cidades, hoje com o PP.   Um dos candidatos para a pasta é o atual ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.

PREPARANDO RESGATE

O deputado federal eleito Marcos Rotta (PMDB) está anunciando uma  aventura: diz ele que vai percorrer os 800 quilômetros da BR-319, a Manaus/Porto Velho, para conhecer as condições da estrada e levantar a bandeira de sua recuperação assim que assumir o mandato em Brasília. Por medida de precaução, é melhor deixar o regate em stand by.

A situação da rodovia é tão precária que a aventura do deputado é de alto risco.  Seu nome pode ficar fazendo parte da história de uma estrada que jamais será concluída, pelos obstáculos ambientais, principalmente...

NÃO VAI EMPLACAR

Na oposição, o ex-candidato ao governo do Estado e quase ex-deputado Marco Antônio Chico Preto (PMN) tem projeto para reduzir de 40% para 20% a autonomia do governador do Estado para remanejar verbas orçamentárias sem necessitar da anuência da Assembleia Legislativa. Isto é, Chico quer tirar a metade da tinta da caneta de José Melo.

BANDA JARAQUI FAZ ENSAIO

A Banda do Projeto Jaraqui realiza, nesta sexta-feira, a partir das 15h, no clube Ao Mirante, no bairro Santo Antônio, o ensaio dos participantes da 2ª etapa do classificatório do I Festival de Marchinhas da Banda Jaraqui. Devem estar por lá Agnaldo do Samba, Américo Madrugada, Adal Silva, Alexandre Oto, entre outros. O Projeto Jaraqui debate política, aos sábados, na Praça da Polícia.

POLÍTICAS AMBIENTAIS

Para secretária da SDS/AM, Kamila Amaral, a redução do desmatamento no Amazonas é resultado de medidas tomadas pelo Estado. Diz ela que, em 11 anos, o desmatamento caiu 70% e, nos últimos 5 anos, a redução foi de 22%, consequência de políticas de prevenção e controle e incentivo a atividades sustentáveis.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.