Compartilhe este texto

A nossa cumplicidade com a violência e o nosso lado mau


Por Raimundo de Holanda

27/11/2014 0h12 — em
Bastidores da Política



É cada vez mais surpreendente o número da violência registrada em vídeo  (Veja )pelos protagonistas de uma carnificina que não para: são homens matando, maridos espancando brutalmente suas mulheres, jovens sendo torturados até a morte. A revolução na comunicação tornou cada portador de celular um narrador do cotidiano, que leva para dentro de casa cenas de horror, que também nos confronta com o nosso lado mau: seríamos capazes de fazer a mesma coisa, num momento de raiva? Qual o limite do nosso emocional?

Os leitores do Portal do Holanda reclamam dessas cenas, às vezes tão explicitas e chocantes que despertam sentimentos nem sempre revelados, mas escondê-las não indicaria a indisposição geral  de enfrentar esse problema ?  O que horroriza mais – essa inapetência para confrontar a crueldade, às vezes tão próxima de nós, ou nossa cumplicidade com a violência?   Ou definitivamente optamos  por permanecer  silenciosamente assustados, mas cúmplices, talvez porque no  fundo cada um se veja como o algoz, do outro lado da tela, dolorosamente exposto pela violência exibida... (Raimundo Holanda)

VEM AÍ MAIS UM PARTIDO

A base do PSD de Gilberto Kassab e Omar Aziz está empenhada em colher as assinaturas para a criação do PL, a fim de estruturar um bloco partidário na Câmara Federal já no início de 2015. De início o novo partido deve atrair deputados descontentes dos partidos de oposição, e até mesmo da base aliada. Kassab quer o PL atuando em conjunto com o PSD no legislativo, para posteriormente fazer a fusão de ambos. Assim, os deputados poderão aderir ao PSD sem o risco de perder o mandato.

PSD E PROS FICAM SEM PROPAGANDA

O PSD, partido do senador eleito Omar Aziz, e o Pros, do governador José Melo, tiveram seus pedidos de inserções de propaganda partidária negados, por unanimidade, pelos juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. O embasamento legal é que nenhuma das agremiações elegeu representantes à Câmara dos Deputados nas duas últimas eleições.

PT PERDE NO TRE/AM

Embargo de declaração do diretório regional do Partido dos Trabalhadores no qual postulava novo julgamento para sua prestação de contas de campanha de 2012, conforme processo nº 347-96.2012.6.04.0000, classe 25, foi rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

PARTIDOS PERDEM COTAS PARTIDÁRIAS

O juiz eleitoral de Tonantins/AM, Francisco Possidônio da Conceição desaprovou a prestação de  contas da campanha das eleições de 2012 de sete partidos (PP, PTdoB, PMDB, PSD, PCdoB, DEM e PSDB) e julgou não prestadas as de outros cinco (PT, PSC, PSDC, PDT e PV.

@@@

O juiz Francisco Possidônio também julgou como não prestadas as contas de todos os 12 partidos: PDT, PT, PSC, PSDC, PV, DEM, PSDB, PCdoB, PSD,PP, PMDB, PTdoB.

VOO VIP DA TCETUR

O Airbus A380-800 da JosAir decola em voo VIP com destino ao Rio de Janeiro, onde embarcam os conselheiros do TCE/AM Antonio Júlio Bernardo Cabral e Raimundo José Michiles. Com duas escalas intermediárias, fica em Brasília o conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva e em Campinas/SP os servidores Carlos Andrey Holanda Pereira e Moisés Parente Barbosa.

O ADEUS DE ROTTA

O líder do PMDB Marcos Rotta, eleito deputado federal, fez ontem um discurso em tom de pré-despedida da Assembleia Legislativa. Disse que está “contando nos dedos, com muita angústia” os dias que falta para a sua saída do parlamento estadual, após 16 anos de mandatos consecutivos e de um trabalho vigoroso e proveitoso em defesa dos direitos do consumidor. Rotta preside a Comissão de Defesa do Consumidor da casa, que conta com uma estrutura semelhante à do Procon.

MARCELO E A OPOSIÇÃO 

O deputado Marcelo Ramos mostrou que mesmo sendo oposição, pode ser um bom aliado. Falando ontem sobre o baixo índice do IDH da Região Metropolitana, divulgado na mídia nacional, Marcelo tratou de livrar a cara da prefeitura de Manaus. Para ele, por falta de uma política para enfrentar a crise econômica e social dos municípios do entorno de Manaus, esses municípios apresentam desastrosos índices educacionais, “contaminando Manaus e jogando pra baixo o IDH da Região Metropolitana”.

VOTAR O ORÇAMENTO

Há apenas quatro quintas-feiras, contando com a de hoje, dia determinado para a votação de pauta de matérias, para o encerramento do ano legislativo, a votação do Orçamento estadual de 2015 ainda não tem data para começar no plenário. O presidente Josué Neto quer encerrar a votação até o próximo dia 10 de dezembro, mas a ausência de deputados para fazer o quorum qualificado é cada vez maior. Ontem, diante do questionamento de um repórter sobre a oposição estar prejudicando as votações, um deputado oposicionista respondeu: “Mas nós estamos aqui. Agora são “eles” que não estão vindo às sessões”. Hoje a LOA pode entrar na pauta para a primeira votação.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.