Compartilhe este texto

Linha de Chegada: Braga diminui ritmo e Melo acelera


Por Raimundo de Holanda

14/09/2014 0h09 — em
Bastidores da Política



Pesquisa Action divulgada ontem pela rede Calderaro, aponta uma perda de peso acentuada  do candidato Eduardo Braga (PMDB). Ele lidera com 48% das intenções  de voto, mas o crescimento do governador José Melo (PROS), que agora soma  35%,  é um fato preocupante,  e vem tirando o sono do senador.  A gordura que Braga está  perdendo é ainda absorvida  pelo candidato Marcelo Ramos (PSB), que agora, segundo a Action, tem 4%. A soma dos seis candidatos que disputam o pleito com Braga  é 43%, com o senador mantendo uma dianteira, nada confortável, de 5%. Se não  definhar mais, mantendo  o índice atual,  e os outros candidatos não conquistarem  os 6% de indecisos, apontados pela pesquisa, ganha no primeiro turno. Mas essa é apenas uma possibilidade. O que preocupa Braga não são os  votos de quem ainda não decidiu em quem votar,  mas o fato de o crescimento do adversário estar ocorrendo em cima da desidratação de sua candidatura, esperada, mas não nos níveis que a pesquisa aponta.

 

Na pesquisa anterior, publicada em 5/de agosto pela Rede Amazônica, a  Action apontava Braga  com 60% das intenções de voto e  Melo tinha  24%. Melo cresceu e Braga caiu. Os próximos dias serão vitais para ambos os candidatos, mas Eduardo anda preocupado. E com razão.

VOTAR CONTRA QUEM BATE EM MULHER

A campanha lançada pela Ufam de Benjamin Constant “Eu não voto em quem bate em  mulher”, traduz um sentimento feminino que nos últimos anos se tornou uma bandeira da luta das mulheres, resultando na aprovação, em 2006, da na Lei Maria da Penha. A Lei que protege as mulheres contra violência doméstica tem na arena política grandes defensoras em todas as casas legislativas. Mas também possui “infratores” notórios, inclusive nas Câmaras Altas do país, e que por exercerem cargos políticos nunca foram punidos.

@@@

Na área da Justiça, além da juíza eleitoral de Benjamin Constant, Ana Maria de Oliveira Diógenes, que liberou a campanha mesmo no período eleitoral, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Graça Figueiredo, está atenta à defesa das mulheres. “O atendimento à mulher vítima de violência tem que ser prioritário a qualquer momento”, assegura. 

 SURPRESA NO ANIVERÁRIO DE MANAUS

O prefeito Artur Neto prepara para o Aniversário de Manaus, no mês de outubro, a inauguração da Galeria dos Remédios, na Rua Miranda Leão, Centro. Será a segunda grande galeria dos microempreendedores cadastrados pela prefeitura, que também receberá a instalação de iluminação cênica na fachada do prédio. Os postes laterais no quarteirão da rua onde se encontra a Galeria, terão iluminação a LED no mesmo padrão utilizado na área da Galeria Espírito Santo.

PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO

Representação da coligação Renovação e Experiência, liderada pelo candidato Eduardo Braga (PMDB), solicitando a exclusão de pesquisa publicads no Facebook de Aldous Raiol Santana, Aldous Júnior (Intake Markentig Estratégico), assim como no jornal Maskate, e nos sites   do PSB,  supostamente em prazo indevido, pode ser arquivada.

@@@

O problema é que o advogado Daniel Fábio Nogueira não anexou à inicial a documentação necessária. Resultado: a juíza deu uma colher de chá para a coligação Renovação e Experiência regularizar o processo sob pena de indeferimento da inicial.

CHAVE DO COFRE

Texto distribuído pela assessoria da coligação Renovação e Experiência na tarde deste sábado, 13, acusa o governador José Melo (Pros), Alexandre da Carbras  e o candidato ao Senado Federal, Omar Aziz (PSD) de segurar recursos de emendas supostamente aprovadas no orçamento da União pelo candidato ao Senado Francisco Praciano (PT).  Mas não apresentou provas...

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.