Compartilhe este texto

Amazonas espera por "novas zonas francas"


Por Raimundo de Holanda

24/04/2014 0h03 — em
Bastidores da Política



O governador José Melo foi a atração principal do 1º Workshop sobre o Complexo Naval, Mineral e Logístico do Amazonas, realizado ontem no auditório Senador João Bosco, da Assembleia Legislativa. Melo fez a abertura do evento reconhecendo a importância do projeto macro que abrange o Polo Naval e o Polo de Geodiversidade, como modelos para ampliação dos horizontes econômicos do Estado. E convocou os presentes a descobrirem “novas zonas francas” no Amazonas, lembrando que a ZFM, apesar de garantir a nossa economia “é um modelo cujas decisões não estão nas nossas mãos”.

Como exemplo, o governador citou os problemas para aprovação da PEC da prorrogação da ZFM, que só foi votada em primeiro turno “graças ao trabalho feito pelo Omar e pelo Artur, aglutinando bancadas com tendências diferentes”.

@@@

Defendendo a exploração mineral de forma sustentável, Melo disse que “é uma grande injustiça os índios ianomâmis morrerem de gripe por falta de medicamentos, vivendo na maior província mineral do planeta”.

CAI LIMINAR QUE BENEFICIAVA ADAIL

O juiz Victor André Liuzzi Gomes cassou liminar dada em favor do prefeito de Coari, Adail Pinheiro, no dia 12 de março, pelo juiz plantonista Affimar Cabo Verde. Com a decisão, a AIJE nº 695-90.2012.6.04.0008 deve ter prosseguimento no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas.

VANESSA PERDE

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral decidiu pelo improvimento de recurso impetrado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) em processo contra o prefeito Artur Neto (PSDB) e o vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS), que visava   promover investigação judicial eleitoral por captação ilícita de votos.

LOPES GANHA

Quem se deu bem lá pelo Tribunal Regional Eleitoral foi o deputado Vicente Lopes. O TRE resolveu extinguir a ação de investigação judicial eleitoral impetrada pelo Ministério Público Eleitoral contra o deputado por “carência de ação e interesse de agir” por parte do MPE. 

ROUBOU A CENA

Mais uma vez a senadora petista Gleise Hoffmann roubou a cena do líder do governo no Senado, Eduardo Braga. Na votação do marco civil da internet na noite de terça-feira, Braga tentou aprovar um pedido de  urgência para a votação, mas não conseguiu costurar um acordo, e os governistas desistiram da urgência. Mas a senadora Gleisi foi rápida e apresentou outro requerimento pedindo a inversão de pauta, colocando o projeto como o primeiro item de discussão. Foi aprovado e a matéria entrou em processo de debate e votação no plenário.

@@@

Gleise também foi enfática na defesa do Governo,  negando a acusação de "encaminhamento autoritário" feita pelo líder do PSDB Aloysio Nunes. "Há tão somente uma matéria importantíssima em pauta", rebateu, fazendo o papel do líder.
Mas ontem na Assembleia Legislativa o deputado Marcos Rotta creditou a vitória “graças à liderança, conversa e diálogo do líder Eduardo Braga com membros da situação e da oposição”.

BATER EM  DILMA

Se por um lado Lula vai aproveitar o encontro nacional do PT, no dia 2 de maio, para fazer uma defesa enfática de Dilma e de sua candidatura à reeleição, a oposição também não vai ficar de braços cruzados. O líder da Força Sindical, deputado Paulinho da Força vai oferecer o palanque das comemorações do dia 1º de Maio, Dia do Trabalho, armado para 1,5 milhão de pessoas, para o senador mineiro Aécio Neves. E vai deixar um “cantinho” no palco ao presidenciável Eduardo Campos. "Vamos bater na Dilma, que é nosso esporte preferido”, disse Paulinho, que também convidou a própria presidente para a festa.

TCE EXAGERA NOS GASTOS COM PESSOAL


 
O petista José Ricardo e o peemedebista Belarmino Lins questionaram ontem o projeto de lei nº 115/2014, encaminhado pelo TCE à Assembleia Legislativa aumentando o percentual dos gastos com pessoal do tribunal. Pela proposta, o TCE eleva o percentual de 1,3% para 1,43%, mas o aumento significa reduzir o percentual da Assembleia Legislativa que hoje é 1,7%. O acréscimo requerido pelo TCE é para conceder a revisão inflacionária anual dos salários, também chamado “gatilho salarial”.

GRANA PARA SOLDADOS

O senador Eduardo Braga (PMDB) avisa que o Senado Federal aprovou a PEC do soldado da borracha nesta quarta-feira, 23. Transformada em texto legal, a PEC dá direito a pensão e indenização aos antigos soldados extratores de seringa.

FALTA PARA OS GREVISTAS

A desembargadora Maria das Graças Marinho, do Tribunal Regional do Trabalho, determinou que os rodoviários grevistas da empresa Global Green que o dia em ficaram parados, sem trabalhar, seja descontado de suas folhas de pagamento. Se os rodoviários desobedeceram a desembargadora em decisão anterior, dificilmente os patrões vão deixar de lhe prestar obediência neste caso

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.