Compartilhe este texto

Maluf deixa PF em SP rumo à penitenciária da Papuda, em Brasília

Por Portal Do Holanda

22/12/2017 11h40 — em
Brasil


Foto: Tiago Queiroz

SÃO PAULO E BRASÍLIA - O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), de 86 anos, deixou a Superintendência da Polícia Federal, na zona oeste de São Paulo, às 11h07 desta sexta-feira rumo à Brasília, onde ficará preso em uma ala de idosos no Complexo da Papuda. O político seguiu em um comboio que chegou às 11h42 no Aeroporto de Congonhas, de onde vai embarcar para a capital federal. A previsão da PF é que Maluf chegue em Brasília às 16h. Ele deve ser levado para o IML e depois para o Centro de Detenção Provisória do complexo penitenciário.

Ao chegar na Papuda, o político deverá ser submetido a uma perícia médica. O laudo foi solicitado pela juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais (VEP) de Brasília, para decidir sobre a prisão domiciliar requerida pela defesa de Maluf. Os advogados do parlamentar justificam que, além da idade avançada, o político é cardíaco, tem hérnia de disco e passa atualmente por um tratamento de câncer de próstata. A defesa contratou um médico para acompanhar a perícia em Brasília.

Na penitenciária da Papuda, Maluf deverá ficar preso em uma cela de 30 metros quadrados com outros dez presos. A ala reservada a detentos “vulneráveis”, segundo a Subsecretaria do Sistema Penitenciário, é destinada a políticos, policiais e idosos. Na carceragem da PF em São Paulo, onde passou duas noites, o deputado estava sozinho em uma cela de 12 metros quadrados.

Condenado em maio há mais de sete anos de prisão por lavagem de dinheiro no período em que foi prefeito de São Paulo (1993-1996), Maluf se entregou na quarta-feira após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar, um dia antes, a execução imediata da pena.

Dia de visita no presídio da Papuda, em Brasília (DF) - Jorge William / Agência O Globo

Nesta quinta-feira, a defesa de Maluf sofreu mais um revés quando teve negado pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, o pedido de suspensão da execução da pena até o julgamento de um recurso relacionado à condenação do parlamentar.



Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/maluf-deixa-pf-em-sp-rumo-penitenciaria-da-papuda-em-brasilia-22221022#ixzz520KyFA4z 
stest 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: ala de idosos, Maluf, papuda, Brasil

+ Brasil