Compartilhe este texto

Ministério da Saúde vai incorporar novo medicamento para pacientes com HIV

Por Portal Do Holanda

27/04/2024 9h28 — em
Brasil


Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Ministério da Saúde vai incorporar um novo medicamento para pacientes que vivem com HIV na lista de antirretrovirais disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento será uma alternativa para pessoas adultas que vivem com HIV ou Aids, mas apresentam multirresistência aos demais medicamentos oferecidos pelo sistema público. 

O novo medicamento é o fostensavir trometamol (600mg). A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) aprovou em março a incorporação do antirretroviral, mas somente agora uma portaria deve ser publicada. Após isso, o medicamento tem até 180 dias para estar disponível no SUS. 

Os critérios para ampliar o público contemplado no novo modelo de tratamento poderão ser revistos em seis meses, observando, por exemplo, a tendência de crescimento das prescrições e a disponibilidade do medicamento em estoque na rede. 

A última vez que um medicamento para pessoas multirresistentes foi incluída no SUS foi há oito anos, quando a etravirina de 200mg foi incorporada.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil