Turismo global tem previsão de alta em 2022
O turismo do nosso Amazonas tem tudo para despontar neste ano, isso porque o turismo doméstico — principalmente o ligado à natureza — vai liderar o setor, segundo estimativa da Organização Mundial do Turismo (OMT). Porém, se for para acompanharmos a estimativa da Organização, teremos de fazer urgentemente nosso “dever de casa” , enquanto destino receptivo.
Fazemos essa observação porque a OMT divulgou um relatório no qual a projeção, para este ano, é de que o incremento do turismo global gire entre 55% e 58% em relação a 2021. O desempenho deverá se dar por conta da preferência por atividades ligadas ao ecoturismo.
A estimativa foi feita por 61% dos profissionais de turismo que destacam a esperança de melhores perspectivas e da retomada das viagens internacionais em até 64%. Ou seja, o turismo doméstico estará em alta, principalmente em atividades ao ar livre e no ecoturismo.
Diante desses dados, já é sabido que o Amazonas tem um grande potencial e precisamos investir maciçamente na promoção do nosso destino. Somos o Estado floresta do Brasil, que carece de campanhas publicitárias para uma ampla divulgação de nossa biodiversidade preservada. Assim, poderemos obter o patamar de uma das cidades mais procuradas pelos viajantes de todo o mundo.
Entre os potenciais do nosso Estado estão a nossa floresta e nossos rios, as belas cachoeiras que aqui existem e nossa fauna diferenciada. Somos ricos, temos todos os pré-requisitos para avançarmos, mas isso requer comprometimento com o setor.
Precisamos voltar ao período pré-pandemia e explorar o patrimônio natural que os municípios amazonenses têm. Presidente Figueiredo, Novo Airão, Barcelos, Maués, Parintins e tantos outros, cujo potencial é imenso, contam com grandes atrativos para alavancar o turismo de natureza.
É a oportunidade para moldar o setor em 2022 e conquistar grandes mercados domésticos para a tão desejada recuperação do turismo.
Por uma campanha de divulgação do Amazonas, turismo eu acredito!
ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!