Compartilhe este texto

O protagonismo da mulher no turismo


Por Orsine Jr.

07/03/2022 17h11 — em
Turismo, eu acredito!


Foto: Seu Destino

Oito de março é dia de reforçar as celebrações às mulheres. Hoje, é Dia Internacional da Mulher e vamos enaltecer a presença feminina no turismo, que responde por mais da metade da força de trabalho do segmento no mundo. A participação delas no setor é de 54%, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Ou seja, as protagonistas. 

A contribuição das mulheres para o turismo é robusta e expressiva. Tão expressiva e marcante que o segmento está entre as dez áreas do mercado de trabalho que mais geram emprego e renda ao público feminino, de acordo com pesquisa da Catho (site de profissões). 

Foto: Panrotas

São empresárias, hoteleiras, operadoras do turismo, gerentes, atendentes, vendedoras de pacotes turísticos, artesãs, aeromoças, guias turísticas, além de outras funções diretamente e indiretamente ligadas ao segmento. São inúmeros os cargos ocupados por mulheres, que dão o seu melhor todos dias para impulsionar a atividade turística no Brasil e no mundo. Elas fazem o turismo acontecer!

Não podemos esquecer também das mulheres que consomem o turismo. Elas viajam e vivem experiências que só o setor pode proporcionar. Inclusive, há serviços exclusivos para esse público, como agências de viagens que atendem só mulheres e promovem as chamadas “Woman Trip”. 

O protagonismo da mulher está cada vez mais consolidado no turismo, seja trabalhando ou vivendo experiências de viagens. Essa é uma evolução, já que, antes da década de 1920, era impossível uma mulher viajar desacompanhada. 

Segundo a revista Havard Business Review, o número de mulheres que viajam sozinhas aumentou em mais de 230% na última década. Dados do Relatório do Word Travel Market indicam que oito em cada dez mulheres latino-americanas estão dispostas a viajar sozinhas nos próximos anos. 

A todo o público feminino, em especial às mulheres ligadas ao turismo, o nosso obrigado pela contribuição e diferencial que trazem ao setor e ao mundo. Parabéns a todas vocês, mulheres!

Pela presença da mulher no turismo, Turismo Eu Acredito!

Foto: Prefiro Viajar


Os artigos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados nesta coluna não refletem necessariamente o pensamento do Portal do Holanda, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!

+ Turismo, eu acredito!