Compartilhe este texto

O turismo na Reforma Tributária


Por Orsine Jr.

11/07/2023 15h33 — em
Turismo, eu acredito!


Foto: Caxiri/Facebook

Um dos motivos que mais tem me deixado feliz e otimista atualmente é ver o turismo ganhar força nas discussões políticas e econômicas do país. O setor está entre os destaques do texto-base do Projeto da Reforma Tributária, já aprovado na Câmara dos Deputados, que pode trazer conquistas e avanços para essa indústria de grande valor para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. 

Foto: Reprodução/Internet Entre os principais pontos que representam o turismo nesse debate é a inclusão do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) e a inserção da produção cultural na Reforma. Não podemos esquecer que dar destaque ao PERSE, por exemplo, que é uma forma do setor de eventos se reerguer, por meio do financiamento de dívidas. Esse é um “gás” que o turismo de eventos precisa para se manter competitivo e curar as sequelas da Pandemia da Covid-19, período no qual milhares de empresas foram fechadas e empregos perdidos. 

Foto: Divulgação/Thermas dos Laranjas Há a possibilidade ainda de que, por meio de Lei Complementar, seja criado um regime específico de tributação para os serviços de hotelaria, parques de diversão e parques temáticos, além de restaurantes, áreas fundamentais para as mais diversas modalidades turísticas. Ainda há muitos pontos a serem esclarecidos na Reforma Tributária, mas acredito que o turismo, de certa forma, já começa a ser visto como um aliado ao desenvolvimento do país por grande parte dos nossos parlamentares. 

Para entrar em vigor, a Reforma Tributária ainda terá de seguir uma jornada no Congresso, já que também precisará ter o “sinal verde” dos senadores. No entanto, estou confiante de que o turismo terá “boas notícias”, já que tem sido pauta nas mais altas rodas do “poder” pelo potencial que tem na geração de riquezas, emprego, renda e ser uma indústria sustentável e versátil por abranger modalidades como lazer, entretenimento, ecoturismo, negócios, esportes e tantas outras áreas que só vemos aqui no nosso país. 

Por uma Reforma Tributária viável ao turismo, Turismo Eu Acredito!

Siga-nos no
Os artigos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados nesta coluna não refletem necessariamente o pensamento do Portal do Holanda, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!

+ Turismo, eu acredito!