Compartilhe este texto

Carnaval na Amazônia: Do Bloquinho ao Boi-bumbá


Por Orsine Jr.

02/02/2024 20h28 — em
Turismo, eu acredito!


Foto: Reprodução / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Para nós, empreendedores do turismo, a temporada carnavalesca é sinônimo de celebração e prosperidade. Este ano, as projeções indicam que o Carnaval movimentará impressionantes R$9 bilhões para o país, marcando um aumento de 10% em relação a 2023, revelando um setor em plena recuperação pós-pandemia. Além disso, as festividades devem gerar cerca de 67 mil empregos, impulsionando a economia nacional.

E pra quem pensa que em Manaus não tem carnaval, está muito enganado! A folia transcende a tradição do boi-bumbá, ganhando força com uma programação diversificada, que inclui os desfiles das escolas de samba no Sambódromo, inúmeras festas e blocos de rua e o nosso tradicional Carnaboi. Apesar de muitos optarem por destinos mais tradicionais, Manaus experimenta um aumento significativo no fluxo turístico intrarregional, consolidando-se como um polo de atração no período carnavalesco da região norte.

Os números refletem essa tendência, com um crescimento de 23,7% no número de visitantes estrangeiros em janeiro de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. A capital amazonense, com sua riqueza cultural e natural, destaca-se como a terceira cidade mais procurada na alta estação. Agora é preciso que os órgãos públicos demonstrem compromisso em proporcionar uma experiência segura e acolhedora aos turistas e foliões.

O nosso Carnaval na floresta não é apenas uma festividade, mas uma expressão vibrante da cultura brasileira, impulsionando a economia, gerando empregos e promovendo uma experiência única para os visitantes. Em 2024, Manaus brilha no mapa do turismo, provando que a folia na Amazônia é mais do que uma tradição, é um convite irresistível à celebração e à descoberta.

Pela valorização da cultura popular, Turismo, Eu Acredito!

Siga-nos no
Os artigos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados nesta coluna não refletem necessariamente o pensamento do Portal do Holanda, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!

+ Turismo, eu acredito!