AM-010 e o pedágio por peso
Percorrer a AM-010 é quase uma aventura de rally por conta, principalmente, da falta de manutenção da rodovia. Não é de hoje que se “reclama” das condições da estrada, que tem 250 quilômetros e liga Manaus a Rio Preto da Eva e Itacoatiara.
A falta de conservação/manutenção constante aliada ao intenso tráfego de veículos pesados são os principais causadores da situação da AM-010, que poderiam ser solucionados com a cobrança de pedágio de caminhões que transportam madeira, gás e soja na rodovia. O ideal seria estabelecer peso (mínimo e máximo) e dimensões para o tráfego de veículos pesados, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Com isso, os caminhões que ultrapassem as especificações mínimas estariam sujeitos ao pagamento de pedágio, revertido para a manutenção da estrada. Vale destacar que, atualmente, alguns trechos da rodovia passam por obras de reforma e duplicação, com recurso de R$ R$ 220 milhões de emenda parlamentar do Senador Omar Aziz.
Mas além da reforma de duplicação, a AM-10 precisa de manutenção/conservação e, para isso, seria viável a instalação de controle de tonelagem em pontos estratégicos da estrada, como na saída/entrada de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Dessa forma, a rodovia será melhor cuidada, os motoristas estarão mais seguros e as viagens serão mais curtas, principalmente para Itacoatiara, que, hoje, levam, em média, seis horas, por percurso.
Pela constante manutenção e conservação permanente da AM-010, Turismo Eu Acredito!
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