Repelente natural: Saiba quais plantas afastam mosquitos

Por Portal do Holanda

05/10/2020 14h58 — em Saúde e Bem-estar

Cidreira -Foto: Pixabay

Muitos lares sofrem coma presenças de mosquitos, principalmente a noite, quando além do barulho, também castigam com as picadas na pele. Outro problema típico, são as doenças que muitos transmitem.

Existem plantas naturais que podem ajudar a afastar esse pequeno vilão, e servem como repelentes naturais.

Veja algumas delas, segundo a coluna alto astral, que podem ajudar neste combate:

Citronela

Uma das opções mais famosas é a citronela, cuja essência é utilizada em repelentes industrializados. Graças ao seu forte aroma, ela consegue afastar vários tipos de mosquitos. Na hora de plantá-la, não se esqueça de que precisa de um solo fértil e exposição solar para se desenvolver.

Lavanda

A lavanda é uma das melhores espécies para se ter em casa, por conta do seu aroma que perfuma o ambiente e ainda mantém os insetos afastados. Além de ser uma das plantas que afastam mosquitos, ela também fica linda na decoração e tem propriedades medicinais relaxantes, podendo ser criada em vasos no ambiente interno ou no jardim.

Alecrim

Além de ser um ótimo tempero, essa erva também funciona como repelente natural e é muito simples de ser cultivada em casa, já que ocupa pouco espaço e precisa de poucos cuidados. Podendo ser plantada em vasos ou no jardim, basta ter um solo bem drenado e protegido do vento.

Crisântemo

É uma das plantas que afastam mosquitos mais poderosas que existem, pois possui piretrina em sua composição, que mantém longe, até mesmo, baratas, percevejos, pulgas e moscas. Essa espécie não gosta do clima frio e deve receber claridade, mas sem ficar completamente exposta ao sol, além de precisar ser regada com frequência.

Manjericão

Outra opção que também serve como repelente e tempero é o manjericão. Ele fica uma delícia na comida e, graças ao seu aroma forte, os insetos ficam bem longe. Também não é compatível com o clima frio e pode ser cultivado em vasinhos ou no próprio jardim.

Sálvia

A sálvia também está entre as plantas que afastam mosquitos devido ao seu cheiro forte, que incomoda às vezes, até mesmo, os seres humanos. Ela deve ser plantada em um solo úmido e receber luz direta do sol, pelo menos algumas horas por dia.

Erva-cidreira

Essa é uma erva que cresce, muitas vezes, sem ninguém nem ter plantado. Além de ser mais um tipo de repelente natural, também é muito usada como chá calmante. Lembre-se sempre de oferecer solo úmido e exposição ao sol!