Compartilhe este texto

Erros de higiene na cozinha podem contaminar alimentos; confira dicas

Por Portal do Holanda

16/05/2022 14h45 — em
Saúde e Bem-estar


Imagem: Liminha Júnior

Cerca de 420 mil pessoas morrem por doenças transmitidas por alimentos contaminados no mundo todo. É frequente a proliferação de bactérias em alimentos mal lavados, conservados e fora do prazo de validade. Contaminação de alimentos e utensílios pode provocar infecção gastrointestinal, cujas principais consequências são vômitos, diarreia e desidratação.

No Brasil, uma pesquisa publicada em 2019 revelou que grande parte das contaminações acontece em casa. Hábitos comuns dos brasileiros na hora de cozinhar favorecem a contaminação.

Lavar o frango na pia não é aconselhável, já que a água tende a espirrar no entorno da cozinha, e a melhor forma de remover as bactérias presentes é durante o processo de cozimento. O ideal é que o núcleo dos alimentos atinja no mínimo 70º de temperatura.

A lavagem de frutas e verduras que serão consumidos crus  deve ser feita com uma mistura de água e hipoclorito de sódio. Para cada litro d’água, acrescente uma colher de sopa de hipoclorito e mergulhe os alimentos na mistura e deixe por cerca de 15 minutos. Em seguida, lave em água corrente e seque antes de guardar.

Não higienizar as mãos antes de cozinhar é outro erro comum, pois as bactérias acumuladas nas unhas e dedos podem contaminar a comida. É importante lavar as mãos com água e sabão, ou álcool em gel antes de manipular qualquer alimento.

Ao cortar uma carne crua, a faca usada deve ser lavada para não contaminar outros produtos. A contaminação cruzada acontece quando as bactérias que estavam na carne passam para alimentos como tomate, alfaces e pepinos.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar