Aracnoidite torácica: Entenda doença rara que matou Mabel Calzolari

Por Portal do Holanda

23/06/2021 10h19 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Reprodução Instagram / Mabel Calzolari morreu aos 21 anos

A atriz Mabel Calzolari morreu aos 21 anos, devido  a uma doença rara chamada aracnoidite torácica. Ela já havia passado por diversas cirurgias para tratar a condição, e teve morte cerebral após várias paradas cardíacas.

O diagnóstico veio em 2019 após uma punção na coluna espinhal chamada raquianestesia, um tipo de anestesia, durante o parto do filho.

O que é a doença?

De acordo com o Viva Bem do Uol, aracnoidite é uma inflamação de uma membrana muito fina, que envolve todo o sistema nervoso central, chamada de aracnoide. Sua função é isolar o sistema nervoso do sangue e de outras partes do corpo, e preservá-lo.

A doença pode ser localizada, na coluna torácica, na coluna cervical (pescoço), na coluna lombar e no crânio, e em volta do cérebro.

Como ela surge?

Para o Uol, Marcelo Valadares, médico neurocirurgião da disciplina de neurocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e médico neurocirurgião do Hospital Albert Einstein, explicou que a doença ocorre quando algum elemento estranho, como um vírus ou bácteria, ou substância tóxica entra dentro dessa membrana.

Trata-se de uma reação anormal do organismo contra o elemento estranho que não deveria estar ali naquela membrana. "Essas cicatrizes podem obstruir a circulação sanguínea, comprimir a medula, os nervos, causar sensação de fraqueza e até paralisias. Mas essas coisas não são tão frequentes", explicou o especialista.

Os principais sintomas são dor no local da inflamação, ou podem atingir também nádegas, pernas, pés e outras partes, devido ao processo inflamatório que atinge os nervos.

Em caso de aracnoidite torácica, a pessoa pode ficar paraplégica, porque a medula torácica é responsável pela força das pernas. Mas se for na cervical, responsável pela força dos braços e das pernas, a pessoa pode ficar tetraplégica.

Tratamento

"Aracnoidite pode ser curada, mas, principalmente, controlada, ou seja, os sintomas podem se estabilizar e pararem de piorar. Então não necessariamente a gente vai ter uma doença que vai piorar cada vez mais, e é muito raro que a pessoa morra de aracnoidite", afirma Valadares.

Há casos em que os sintomas aparecem e depois somem, e alguns sintomas precisam ser controlados. Os pacientes tomam medicamentos para suprimir as dores e inflamações. Outros podem ficar com dores crônicas e outros podem até parar de tomar os remédios depois de certo período.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar