RIO — Tradicional de Laranjeiras, o bloco Imprensa que eu Gamo realizou o seu vigésimo terceiro desfile de pré-carnaval na Rua Gago Coutinho, bem em frente ao Parque Guinle. Com a tarde de altas tamperaturas, os foliões se apinharam no entorno do trio elétrico ao som da roda de samba comandada por Serginho Procópio e de música mecânica. Às 15h30m, o agremiação vermelha e prata seguiu até o Largo do Machado ao som do samba-enredo “Imprensar-te-ei” — de Caio Nolasco, Carlos Fidelis, Chico Nogueira, Djalma Junior, Gabriel Goyanes, Guilherme Pecly, Paulo Fraiz, Rodrigão e Tiago Prata — que fala dos acontecimentos políticos, sociais e que aconteceram no país recentemente, indo do Uber que se perde à prisão do empresário Eike Batista.
E os foliões realmente embarcaram nas pautas. O francês Xavier Pernee, que mora há 20 anos no Rio, foi fantasiado de “Escola X - Diplomas baratos para políticos e empresários presos”. E ele promete que a fantasia será mais vista por aí.
— Ainda não tenho a previsão de quantos blocos eu irei neste carnaval mas serão muitos. Eu vou seguindo a banda.
Encarnando no panelaço, o profissional de T.I. Marcelo Balisteri seguiu o cortejo com nariz de palhaço, enrolado na bandeira nacional e batendo panela no ritmo da banda. Sempre que alguém aparecia de vermelho, chamava a pessoa de comunista, petralha e mandando “ir para Cuba”, deixando claro que era brincadeira. Se ele é “coxinha” ou “mortadela”? Nenhum dos dois.
— Na verdade eu sou de centro, "isentão", mas pago impostos como todo mundo. Isso é, estou ferrado do mesmo jeito — ri.
Pela manhã, o Desliga da Justiça agitou a Praça Santos Dumont, na Gávea, na Zona Sul do Rio. O destaque do desfile foram as fantasias de policiais. E também teve muita gente com vista provilegiada, do alto das pernas de pau. Entre as figuras polêmicas, Donald Trump e seu muro. Os mexicanos, claro, não podiam faltar na festa.



Aviso