'Marcelo Jogador', articulador de esquema do CV é preso em Manaus

Por Portal do Holanda

18/06/2021 13h13 — em Policial

Delegado Rafael Guevara - Foto: Jander Robsom/Portal do Holanda

Manaus/AM - A Operação Colizão do Bem, deflagrada hoje (18), no Amazonas, desarticulou um grupo ligado ao Comando Vermelho do Rio de Janeiro que usava empresas de fachada para lavar dinheiro e abastecer de drogas e armas núcleos da facção aqui em outros estados.

O articulador do esquema e braço direito de Mano Kaio conhecido como "Marcelo Jogador" foi preso hoje na capital. 

De acordo com o delegado da PC do Rio de Janeiro, Gabriel Poava, uma investigação iniciada no estado apontou o envio de grandes remessas de dinheiro para o Amazonas. Seguindo o rastro, a polícia descobriu que o dinheiro entrava na conta de falsas empresas de transportes e alimentos em Manaus, que serviam para lavar o dinheiro do tráfico:

“Nosso objetivo era identificar esse esquema de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho. Identificamos que esse braço do CV vinculado ao Amazonas remetia uma grande do quantidade de dinheiro à região da fronteira do Amazonas com o objetivo não só de fortalecer o tráfico de drogas aqui, mas também ser uma porta de entrada de drogas e armas. Por isso, identificamos em aproximadamente um ano e meio, uma movimentação de R$ 126 milhões, através de empresas de fachadas, contas de laranjas da remessa do tráfico de drogas do Rio de Janeiro para o Amazonas”, explica Gabriel. 

Os valores eram usados na compra de armas e drogas na tríplice fronteira. O material bélico era enviado para outros estados e dividido entre os “braços" da facção.

A operação descobriu ainda que até o PCC, de São Paulo, estava usando o mesmo esquema e as empresas de fachada em Manaus: 

“As empresas em sua maioria eram de transportes e alimentos aqui no estado do Amazonas. Realmente em São Paulo, foi identificado um braço do PCC que utilizava esse mesmo esquema do Comando Vermelho com o objetivo de ter acesso à fronteira. Eles usavam o mesmo modus operandi, as mesmas empresas e os mesmos personagens”.

Na ação de hoje, “Marcelo Jogador” ou “Marcelão”, apontado como um dos principais articuladores do esquema da CV, foi preso em Manaus.

Poava disse também que os mandados de busca e apreensão cumpridos apreenderam quase R$ 500 mil em bens. Entre os itens apreendidos estão carros de luxo e blindados dinheiro em espécie, equipamentos eletrônicos, além de documentos e outros objetos que serão periciados.

Vale lembrar que a prisão de Marcelo e a operação de hoje está diretamente ligada com os ataques ocorridos em Manaus no início do mês e que foram ordenado por Mano Kaio, que está escondido em uma favela no Rio de Janeiro e está sendo procurado pela PC do Amazonas e do RJ.

Vídeo: Criminosos atacam delegacia a tiros em Manaus

Agência do Bradesco no Planalto também é incendiada em ataques em Manaus

Governador do Amazonas solicita Força Nacional para conter ondas de ataques

Carro de tenente da PM é incendiado no pátio de casa em Manaus

Wilson Lima diz que SSP não identificou de onde partiu ordem para ataques

CV ataca comitê do Capitão Carpê em Manaus e deixa recado ousado

29 pessoas já foram presas por envolvimento em ataques em Manaus

Semsa suspende vacinação nesta segunda em Manaus em meio à onda de ataques

Chefe do tráfico é preso acusado de ordenar ataques na zona Leste de Manaus

Ônibus voltam a circular com 30% da frota nesta segunda em Manaus

Ônibus vão circular até 19h nesta segunda em Manaus; Saiba quais

Manaus recebe policiais da PRF de Roraima e Rio de Janeiro após onda de ataques

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Policial