Mais um túnel é descoberto no Compaj

Por Portal do Holanda

04/03/2016 17h47 — em Policial

Manaus|AM - Na manhã desta sexta-feira (4), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou um procedimento de revista no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) regime semiaberto. Na ação, um túnel que dava acesso ao Compaj fechado foi encontrado por agentes da Seap e policiais militares do Comando de Policiamento Especializado (CPE).

Durante o procedimento, presos do regime semiaberto que tentavam esconder a área onde estava o túnel tentaram reagir contra os policiais da Seap e encurralar as equipes no pavilhão. Um deles estava com uma pistola pt. 40 de uso exclusivo das forças policiais. Com a necessidade de reação dos agentes da Seap, o interno José Inácio da Silva Souza foi ferido na parte posterior da coxa, próximo ao quadril, com um tiro. A Seap providenciou apoio médico ao rapaz, que foi atendido no local e será encaminhado ao Pronto Socorro.



A ação foi comandada pela Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) após o Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen) conseguir informações que apontavam a construção do túnel. Segundo o secretário de Estado, Pedro Florencio, o procedimento de revista foi realizado com o objetivo de desarticular o plano. "Nós tínhamos informações de que o túnel estava sendo construído de fora para dentro do regime fechado. Nós já desarticulados dois túneis que também seriam utilizados para fuga e agora os presos do regime semiaberto, com ordens de lá de dentro, estavam fazendo uma nova saída", explicou.

Florêncio informou ainda que o apoio do CPE, com a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e o Batalhão de Choque da PM, se fez necessário após a tentativa de reação dos presos que atiraram pedras contra a equipe da Seap e estavam com arma de fogo. "Nós solicitamos apoio devido a essa reação que não era esperada", ressaltou o secretário que acompanhou o procedimento.

A entrada do túnel estava escondida embaixo de uma caixa d'água no Pavilhão C do presídio, ao lado do muro do Compaj fechado. A Seap está trabalhando na escavação para determinar a profundidade e o tamanho da área.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Policial