EDITORIAL: Por causa do professor Sylvio Puga, a Ufam "caiu na boca do Povo"
Pela primeira vez a eleição para reitor da Universidade Federal do Amazonas extrapolou seus muros. É conversa entre familias e mobiliza mesmo quem não vota.
Incomoda a muitos o fato de a escolha do reitor não ser mais produto de um acordo entre amigos, mas pautada em um debate inovador, extramuros, onde a sociedade participa, interfere e aponta caminhos.
O Portal do Holanda entrou nessa discussão muito cedo e se orgulha de estar contribuindo para esse debate. O apoio ao professor Sylvio Puga é apenas o reconhecimento de seu valor como mestre e da importância de suas propostas para transformar a Universidade numa instituição forte, capaz de produzir o que se espera dela: educação, pesquisa e extensão com excelência.
É curioso como esse processo eleitoral serviu para romper barreiras, tirar a Universidade de seu campus e colocá-la dentro da casa de cada cidadão - do padeiro ao barbeiro, do médico ao advogado que ou passaram pela Ufam ou a vêem como meta futura para seus filhos na busca de oportunidades.
A Universidade não é mais do que isso - uma casa de oportunidades, formadora e disseminadora do saber científico.
Votar hoje é importante. Apostar no novo, na renovação e no futuro da universidade é apenas uma escolha e como opção democrática depende do discernimento de cada aluno, professor ou servidor. Marcar 33 pode representar uma revolução, um novo tempo para a Universidade.
Raimundo Holanda - Editor do Portal do Holanda
ASSUNTOS: Tecnologia