Fórum encerra com Carta da Amazônia
O 3.º Fórum Mundial de Sustentabilidade, realizado em Manaus, terminou no sábado com a declaração da Carta do Amazonas, um compromisso assinado pelos organizadores com dez pontos a serem perseguidos pela sociedade a fim de se tentar chegar ao tão almejado desenvolvimento sustentável.
O termo eleito como principal pelo Lide (o grupo empresarial responsável pela organização do evento) foi o "compromisso de mobilizar a sociedade brasileira pela aprovação de uma legislação nacional de pagamentos por serviços ambientais".
Também foram listados na Carta do Amazonas temas como a tentativa de aprovação de um tratado internacional para implementar o REDD ( redução das emissões por desmatamento e degradação) como mecanismo efetivo de preservação das florestas nativas.
A carta pede também a formulação de um programa de governança dos oceanos, que permita a recuperação dos ecossistemas marinhos degradados e dos estoques pesqueiros, por meio da criação de áreas marinhas protegidas em águas territoriais nacionais e internacionais.
ASSUNTOS: Manaus