Curso de Medicina da Ufam obtém nota 4 no Enade
O resultado do Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade), publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União, classifica a Escola de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) como uma das melhores do País, com nota 4. Um avanço respeitável para uma Escola que estava ameaçada de fechar, diz o diretor Dirceu Benedecto Ferreira,
O Enade é um teste obrigatório que avalia o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático dos cursos em que estão matriculados. Na avaliação anterior, o curso de Medicina da Ufam obteve nota 1 e ficou ameaçado de fechar às portas. Diante desse quadro, a Universidade, por intermédio da Escola de Medicina, teve que assinar um Termo de Saneamento de Deficiências (TSD).
Ao assinar esse protocolo, a Ufam se comprometia com o Ministério da Educação (MEC) a melhorar a qualidade do ensino. O diretor da Escola de Medicina, Dirceu Benedecto Ferreira, explicou que, dentre outras exigências, a Ufam se comprometia a qualificar os professores, reformar o prédio da escola, melhorar o desempenho do Hospital Universitário e melhorar a comunicação com as secretarias Estadual e Municipal de Saúde.
“Se cumpriu a risca boa parte das exigências e faltava o resultado do Enade, que veio para coroar esse trabalho, que o resultado do esforço de todos: da reitoria da Ufam, dos diretores da escola, dos professores, dos chefes de departamento e dos alunos. Todos, dentro de cada especificidade, se empenharam ao máximo para melhorar a qualidade do aprendizado e tirar a Escola de Medicina daquela situação incômoda”, destacou Dirceu Ferreira.
NULL
ASSUNTOS: Amazonas