Compartilhe este texto

Braga estreia articulando aprovação de MP

Por Portal Do Holanda

14/03/2012 19h19 — em
Manaus



No primeiro dia como líder do governo, o senador Eduardo Braga (PMDB) teve como missão articular a votação da Medida Provisória 547/2011, que institui a Política Nacional de Proteção à Defesa Civil. A matéria está trancando a pauta do Senado e precisa ser votada até a próxima quarta-feira (21). Hoje (14), junto com o senador Romero Jucá (PMDB/RR), Braga recebeu no gabinete da liderança a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para tratar sobre a votação da MP.

A orientação do governo é que a Medida Provisória seja votada sem modificações no texto aprovado pela Câmara dos Deputados. Eduardo Braga explicou que está sendo negociado com o relator da MP, Casildo Maldaner (PMDB/SC), a retirada de duas emendas que o senador catarinense tem intenção de incluir no texto. Ele explicou que vai negociar com o governo para que essas emendas sejam incluídas no Marco Regulatório da Defesa Civil.

“Amanhã vou me reunir com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, porque o Marco Regulatório da Defesa Civil está praticamente pronto, para que nós possamos negociar com o relator e o governo a inclusão desses temas meritórios e possamos votar a matéria de forma consensual”, disse.

Dia de conversas

Desde que o Palácio do Planalto confirmou indicação do senador Eduardo Braga para a liderança do governo, ele tem conversado com senadores do PMDB e da base aliada para negociar a votação da MP e de outras matérias prioritárias para o Executivo. Pela manhã, o senador esteve no Palácio do Planalto, onde participou da posse do novo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas. Lá, Braga conversou sobre a MP com a presidenta Dilma Rousseff e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, além de outros senadores presentes.

O novo líder voltou a enfatizar que vai trabalhar para integrar e pacificar o PMDB e os demais partidos da base aliada. Segundo Braga, a relação dos partidos com o Executivo será feita de forma que os senadores possam discutir políticas e programas de governo. Para isso, está negociando com a presidenta e com Ideli Salvatti a ida de ministros ao Senado para discutir os projetos de governo com os parlamentares.

“Não vamos ficar discutindo emendas. Vamos mudar o conceito. A liderança do governo quer discutir programas, já que as emendas são oferecidas dentro de programas. Por exemplo, vamos trazer o ministro das Minas e Energia para discutir os programas para energia nos estados. E vamos chamar todos, até os partidos da oposição”, explicou.

Homenagens

No final da tarde de hoje (14), vários senadores foram à tribuna do Senado para discursar em homenagem a Romero Jucá e parabenizar Eduardo Braga pela nova função. Entre os senadores que manifestaram apoio ao novo líder estavam Vital do Rêgo (PMDB/PB), Francisco Dornelles (PP/RJ), Demóstenes Torres (DEM/GO), Renan Calheiros (PMDB/AL), Casildo Maldaner, Edison Lobão Filho (PMDB/MA), José Agripino Maia (DEM/RN), além do próprio Jucá.
 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Eduardo Braga, Manaus, Senado, Manaus

+ Manaus