Siga o Portal do Holanda

Manaus

"Autor Maldito" tem documentário exibido em Manaus

Publicado

em

Por

O documentário O Filho do Holocausto, exibido no Festival de Cinema do Amazonas, exalta a figura do músico e compositor Jorge Mautner, "autor maldito" e esquecido do Tropicalismo.

O diretor Heitor D'Alincourt, co-autor da produção ao lado de Pedro Bial, explicou na quinta-feira à Agência Efe que Mautner foi um dos precursores desse movimento cultural que floresceu nos anos 60 e pode ser considerado "um pouco" o professor de Gilberto Gil e Caetano Veloso, que também aparecem no documentário.

"Jorge (Mautner) é uma espécie de autor maldito, sempre teve uma carreira um tanto instável e não é tão conhecido no Brasil como os demais artistas de sua época, apesar de ter sido parte importante da cultural popular nacional", disse D'Alincourt.

Semente

Mautner plantou a semente do Tropicalismo em todos os famosos músicos que impulsionaram esse movimento, segundo as palavras do diretor, que espera contribuir para que o público "se interesse mais" por um "personagem irresistível".

O Filho do Holocausto se baseia no livro homônimo e autobiográfico do compositor e conta a chegada ao Brasil do seu pai, um judeu exilado da Áustria durante a Segunda Guerra Mundial, e sua mãe, que era croata, assim como sua infância no Rio de Janeiro e em São Paulo e o desenvolvimento de sua carreira musical.

O documentário traz músicas e apresentações de Mautner gravadas para a ocasião, algumas delas em companhia de seus amigos Caetano Veloso e Gilberto Gil, e mistura imagens de arquivo com entrevistas do protagonista e de pessoas próximas. "Jorge foi um pouco o professor deles; Gil começou a escrever letras após a convivência com ele", assinalou D'Alincourt.

O filme recebeu o prêmio de melhor roteiro, montagem e fotografia na 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do Brasil.

Veja Também

NULL

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.