Compartilhe este texto

Susam revela verdade sobre suposta PL para privatizar serviços de odontologia

Por Portal Do Holanda

10/10/2018 15h28 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) esclareceu a 'fake news' que está circulando nas redes sociais sobre um suposto Projeto de Lei enviado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para privatizar os serviços de odontologia no Estado.

De acordo com o órgão, não existe o tal projeto e, pelo contrário, a atual gestão já convocou, inclusive, 45 profissionais de odontologia, aprovados em concurso público, para reforçar o atendimento nas unidades de saúde. A odontologia voltou a ser prioridade, com a rede estadual de saúde passando a oferecer o serviço, em regime de plantão 24h, nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), de todas as zonas geográficas da capital. 

O Projeto de Lei que tramita na Aleam é para instituir formalmente a odontologia hospitalar no Amazonas, serviço que atualmente já existe no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, no Pronto-Socorro João Lúcio e na Fundação de Medicina Tropical (FMT), sendo executado por servidores concursados da Susam. “E assim continuará sendo”, ressalta o secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho.

Mamografia - Outra notícia falsa que vem circulando é quanto à oferta, sem agendamento prévio, de exames de mamografia na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), como parte  da campanha Outubro Rosa. A FCecon esclarece que realiza exames de mamografia apenas em pacientes atendidas ou internadas na unidade. O serviço também é oferecido aos pacientes da rede pública de saúde, mediante encaminhamento médico, e agendamento prévio, quando se há suspeita de um diagnóstico de câncer de mama. As mamografias preventivas, informa a FCecon, são realizadas em Unidades Básicas de Saúde  (UBS) da Prefeitura.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas