Siga o Portal do Holanda

Semana da Árvore e da Água

Prefeitura realiza distribuição de mudas em diversos pontos da cidade

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus vai comemorar o Dia Internacional das Florestas e da Árvore na Amazônia, 21/3, com uma programação especial de distribuição e plantio de mudas em diversos pontos da cidade.

O objetivo é chamar a atenção para a importância da arborização no contexto urbano e estimular o envolvimento da população com o tema, levando mudas e incentivando na prática o plantio de árvores. As atividades, promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), acontecerão a partir desta quarta-feira, 20/3, e se estenderão até o sábado, 23/3, incluindo também as comemorações em torno do Dia Mundial da Água (22/3).

A programação será aberta nesta quarta-feira, com a realização da primeira edição do Pedágio Ambiental 2019 e a doação de 1,8 mil mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais em três pontos diferentes – rua 27, Cidade Nova, na zona Norte, e Praça da Matriz, no Centro, pela manhã, a partir das 9h, e à noite, a partir das 18h, na orla da Ponta Negra, dentro da Campanha Março Lilás, desenvolvida pelo Fundo Manaus Solidária, no projeto Faixa Liberada. Pela manhã, as mudas – um total de 600 em cada ponto – serão doadas simultaneamente. Entre as mudas doadas, estão cacau, rambutã, pitanga, acerola, onze-horas, ararinha, tumbérgia, boldo e sara-tudo.

Na quinta-feira, 21/3, Dia Internacional das Florestas e da Árvore na Amazônia, a Semmas realizará o plantio de mudas arbóreas e frutíferas em quatro fragmentos florestais, caracterizados como áreas verdes, situados na avenida Coletora, no Conjunto Águas Claras. A ação começará às 9h, com o plantio simbólico feito num dos fragmentos, que fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus. O reforço da vegetação em áreas verdes e de preservação permanente é uma das linhas de atuação do Programa Arboriza Manaus. A ação, inclusive, dá continuidade ao trabalho iniciado em setembro do ano passado, com o plantio de mais de 300 mudas de árvores na primeira área verde do conjunto.

No Dia Mundial da Água, as atividades se concentrarão no Parque Municipal Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, zona Leste, onde acontecerá uma ação socioambiental voltada para os moradores das comunidades do entorno do parque, a partir das 9h, seguida do abraço simbólico às águas das nascentes do Igarapé do Mindu.

No sábado, 23/3, também no Nascentes do Mindu, haverá uma manhã de atividades lúdicas para as crianças e os jovens da comunidade e o plantio de 100 mudas num trecho degradado de área de preservação permanente (APP) do Igarapé do Mindu, situado nas proximidades do parque.

 

Omar é meu amigo ...

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.