Siga o Portal do Holanda

Tecnologia x coronavírus

Hackfest virtual tem como tema pandemia de covid-19 em Manaus

Publicado

em

Evento virtual acontece nos dias 11 e 12 deste mês - Foto: Divulgação Evento virtual acontece nos dias 11 e 12 deste mês - Foto: Divulgação
Evento virtual acontece nos dias 11 e 12 deste mês - Foto: Divulgação

Globo cria sua 'polícia' para patrulhar redes sociais


Manaus/AM - A onda pandêmica da covid-19 tem uma consequência benéfica. É que os organizadores de evento voltado para obter solução tecnológica para problemas de saúde relacionados ao coronavírus em Manaus, resolveram fazer o  “Pandemic Hackfest Saúde”, entre os dias 11 e 12 deste mês. Além do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese), outras entidades participam.

Pelo terceiro ano consecutivo o MPE-AM organiza o Hackfest, reunindo participantes de segmentos variados com o intuito de analisar os problemas por partes a fim de identificar os “gargalos” e construir alternativas viáveis para resolver questões históricas e/ou emergenciais.

 “Tradicionalmente, o evento acontece no segundo semestre. Os riscos do coronavírus para a saúde nos levou a antecipar o Hackfest. Diante da possibilidade de contágio em massa, e como nossos eventos reúnem centenas de pessoas simultaneamente, optamos pelo contato apenas virtual nesta edição”, explicou o subprocurador-geral de Justiça para assuntos Administrativos do MPE-AM, Mauro Veras.

Evento online

Os organizadores prospectam público que varia de 3.500 a 5 mil pessoas no evento que será 100% online. Durante dois dias do mês de abril, os participantes, organizados em equipes, devem identificar um problema relacionado à saúde pública, traçar estratégia e construir ações para o combate da pandemia causada pela disseminação do COVID-19. 

As soluções apresentadas podem ser tecnologias, sistemas, aplicações e jogos, desde que sejam projetados para serem disponibilizados ao público sem pagamento de qualquer valor, e que tenham seu código fonte disponibilizado em repositório público com licença de software livre.




Inscrição

Podem participar estudantes, profissionais liberais ou qualquer pessoa que queira construir soluções por meio do uso da tecnologia. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site: www.amazonhackfest.com até o dia 10 de abril. As três ideias vencedoras receberão suporte de incubadoras e aceleradoras para serem desenvolvidas. “Não é preciso ser um expert em programação para participar. Qualquer um, desde que tenha disposição, pode mudar o mundo do sofá”, estimulou o subrocurador-Geral, Mauro Veras.

Não será permitida a inscrição de projetos já desenvolvidos anteriormente. Tanto o código da solução tecnológica quanto o repositório a ser utilizado para o projeto devem ser criados durante o ciclo completo do evento. Não serão aceitas soluções tecnológicas copiadas ou reproduzidas parcial ou integralmente de outras fontes. Os inscritos que desrespeitarem as regras serão punidos com a desclassificação do projeto.

Hackfest

Hackfest é um movimento tecnológico cujo propósito se remete ao entendimento de problemas complexos da sociedade por meio da mobilização  social e de aplicação dos conhecimentos juntamente com os meios mais modernos para a implementação das ideias propostas.

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.