Siga o Portal do Holanda

500 mil empregos

Estudo aponta redução da renda do manauara e aumento do desmatamento sem a ZFM

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - O professor de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), Márcio Holland, elaborou estudo que aponta redução da renda da população de Manaus pela metade com a extinção da Zona Franca (ZFM). Os dados foram divulgados pelo Jornal Correio Brasiliense no último dia 11. “A renda per capita, sem a Zona Franca, seria metade do que ela é hoje”, disse Holland. 

O estudo indica que a renda per capita do manauara apresentou forte aceleração desde os anos 80. “Dá para perceber que algo acontece na Zona Franca de Manaus. Amazonas cresce mais aceleradamente do que outros Estados. Mais que o Pará, mais que o Rio de Janeiro”, explicou. Este crescimento, por outro lado, não significa que a renda do Estado seja a maior do País. “Ela tem o crescimento da renda per capita mais acelerado do que outros Estados, mas isso não quer dizer que tem a maior renda”, acrescentou. 

Holland reforça a importancia dos incentivos fiscais para Manaus que justificam o aumento do desenvolvimento regional e aponta os efeitos positivos para o Estado. “O efeito sobre a educação nos impressionou”. 

Em relação ao impacto ambiental com a perda dos mais de 500 mil empregos gerados pela Zona Franca, o professor indicou que essas pessoas seriam levadas à exploração ilegal da floresta. “Quanto maior o emprego na indústria da região, menor o desmatamento. Na essência: se não tiver a ZFM, vai ter indústria extrativista”, salientou. 

Os 24 deputados do Am colocados no mesmo cesto de maçãs podres

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.