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Cema cria aplicativo que permite acompanhar estoque e compras de remédios no Amazonas

Por Portal Do Holanda

23/07/2018 15h21 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), criou um aplicativo, único no Brasil, que permite acompanhar em tempo real, a situação dos estoques, dos processos de compras e pagamentos, até a entrega do produto aos pacientes cadastrados.

O "APP CEMA 2018", desenvolvido por técnicos do órgão, aponta dados que são importantes para a gestão. O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, destaca que, pelo sistema, os fornecedores podem acompanhar o processo de tramitação do pagamento, de forma transparente. E a Cema pode acompanhar todos os passos do fornecimento, cobrando uma posição, de imediato, nos casos de atrasos em entregas. O sistema também programa a entrega e avisa ao usuário cadastrado, por mensagem de SMS, a data em que deve ir ao órgão, fazer a retirada do medicamento. Os usuários com limitações de locomoção recebem a medicação na própria residência.

Além disso, o aplicativo possui 15 indicadores de gestão: Posição de Estoque, Painel de Agendamentos, Consultar Pacientes, Medicamentos e PPS (Produtos para a Saúde), Consultar CID (Código Internacional de Doenças), Consultar Produtos, Consultar Agendamento, Mapa de Agendamento, Mapa de Dispensação, Mapa de Compras, Consultar Empenhos, Consultar Nota Fiscal, Itens por Modalidade, Itens por Programa e Fornecedores. É possível saber, por exemplo, o estoque de cada medicamento e vencimento, programar as compras, com base no mapa de consumo médio das unidades de saúde, verificar se o produto está em falta, se está empenhado e quem é o fornecedor, para acompanhar a entrega.

Em relação ao fornecedor, é possível visualizar todo o processo das notas em trâmite, desde a entrada na Cema, até o pagamento. “O fornecedor tem acesso ao sistema e também pode acompanhar, de forma transparente. A Cema, por sua vez, acompanha todos os passos do fornecimento e cobra uma posição sobre atrasos em entregas”, frisou Olavo Tapajós. “É um sistema transparente, que mostra aos dois lados onde estão as falhas, para que sejam corrigidas de imediato”, pontuou.


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aplicativo, cema, remédios, Amazonas

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