Trump dá "último aviso" ao Hamas por libertação de reféns em Gaza
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou neste domingo (7) um “último aviso” ao grupo Hamas, pedindo que aceite um acordo para a libertação de reféns em Gaza. “Os israelenses aceitaram meus termos. Agora é hora do Hamas aceitar também”, afirmou Trump em publicação na rede social Truth Social. “Avisei o Hamas sobre as consequências de não aceitar. Este é meu último aviso — não haverá outro.”
Os Estados Unidos têm atuado como mediadores nas negociações de cessar-fogo entre Israel e Hamas, mas ainda não houve avanço. Trump reforçou que manter o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu fortalecido é fundamental para avançar nas conversas e preservar a influência americana no Oriente Médio.
Horas após a declaração de Trump, o Hamas informou que recebeu propostas de mediadores dos EUA para um cessar-fogo na região, segundo reportou a agência Reuters, sem detalhar o conteúdo das negociações. Na última sexta-feira (5), o grupo divulgou vídeo com dois reféns israelenses que estão sob seu poder há quase dois anos, evidenciando a gravidade do conflito.
Autoridades israelenses condenaram as ações do Hamas. O ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, classificou como terror psicológico a divulgação dos reféns e defendeu a ocupação total da Faixa de Gaza como resposta à escalada da violência.
ASSUNTOS: Mundo