Eleição na Bolívia: direita leva a disputa para o segundo turno
As eleições presidenciais na Bolívia terminaram neste domingo (17), com uma vitória expressiva da direita, que garantirá as duas vagas no segundo turno. Os resultados da contagem rápida, divulgados pelo órgão eleitoral e confirmados por pesquisas de boca de urna, indicam que o senador Rodrigo Paz (centro-direita) surpreendeu ao liderar com 32% dos votos. Em segundo lugar, o ex-presidente Jorge "Tuto" Quiroga (direita conservadora) obteve 26%.
Essa é a primeira vez em 20 anos que a esquerda não terá o comando do país, imerso em uma profunda crise econômica. O resultado também marca a derrota do candidato que era favorito até uma semana atrás, Samuel Doria Medina, que ficou em terceiro com 20% dos votos.
Cenário político
O pleito foi marcado pela ausência e influência do ex-presidente Evo Morales, que, impedido de concorrer, fez campanha pelo voto nulo. A disputa também expôs a profunda cisão entre Morales e seu antigo seguidor político, Andrónico Rodríguez, que terminou a eleição com 8% dos votos. Rodríguez chegou a ser agredido com pedras após votar em uma região ligada ao MAS, partido de Morales.
Apesar de incidentes isolados, o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) considerou que a jornada eleitoral transcorreu de forma tranquila. As urnas foram fechadas às 16h do horário local (17h em Brasília).
ASSUNTOS: Mundo