Compartilhe este texto

Mais de 4 mil pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 nos Centros de testagem em Manaus

Por Portal do Holanda

20/01/2022 22h56 — em Manaus

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Cerca de 4.094 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 após realizarem exames nos Centros de Testagem de Manaus. Ao todo, as duas unidades realizaram 7.499 testes ao longo desta quarta-feira (19). O número equivale a 54,5% tiveram resultado positivo, é o que aponta os dados consolidados após o encerramento das atividades para Covid-19.

No Centro de Testagem instalado no Studio 5, zona Sul da capital, foram processados 4.064 exames, com 54% de resultados positivos. Já no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Oeste, foram feitos 3.435 testes no primeiro dia de atendimento da unidade e, do total, 55% foram positivos para Covid-19.

As unidades encerraram a admissão de usuários às 19h, mas o trabalho de testagem, atendimento médico e dispensação de medicamentos seguiu até por volta das 21h30.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, avalia que o percentual de casos positivos confirma o cenário de expansão da variante Ômicron e acende um alerta para o reforço nas medidas de proteção, incluindo o uso de máscaras, a higienização das mãos, o  distanciamento social e, principalmente, a vacinação. “Estamos usando estratégias para garantir assistência a todas as pessoas com suspeita de Covid-19, mas precisamos do compromisso da população na manutenção dos cuidados individuais”, destaca.

Shádia, que é médica, esteve pessoalmente no atendimento a pacientes no Studio 5, para reforçar a equipe de profissionais responsáveis pela consulta após a testagem. Ela cita o déficit de aproximadamente 800 servidores no dia de ontem por conta de licenças por doença.

O atendimento para realização de testes segue nesta quinta-feira, 20/1, nos dois Centros de Testagem, que passam a funcionar das 9h às 17h. Além desses locais, 32 unidades básicas de saúde (UBSs) oferecem o exame, conforme horário indicado na lista de unidades de testagem, disponível no link https://bit.ly/ubscovidmanaus.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta que só dirijam aos locais de testagem as pessoas com sintomas gripais iniciados há, no máximo, sete dias, uma vez que, após esse período, o teste deixa de ser indicado e o paciente deve procurar atendimento médico.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus