Compartilhe este texto

FAS repudia 'ataque criminoso' após incêndio em helicópteros do Ibama em Manaus

Por Portal Do Holanda

25/01/2022 23h24 — em
Manaus


Foto: Reprodução

Manaus/AM - A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) classificou como 'ataque criminoso' o incêndio que atingiu dois helicópteros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O crime ocorreu na madrugada desta segunda-feira (24), no estacionamento do  Aeroclube de Manaus, localizado na zona Centro-Sul da cidade. 

Foto: Divulgação

Em nota divulgada nesta terça-feira (25) a Fundação afirmou que "o crime organizado e atos antidemocráticos estão intimamente ligados à degradação ambiental e à pobreza na Amazônia". 

Foto: Divulgação

Confira a nota na íntegra;

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) repudia qualquer tipo de ataque às instituições de controle ambiental e se solidariza com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por conta dos incêndios criminosos que atingiram dois helicópteros da instituição na última segunda-feira, 24, na cidade de Manaus.

Para a FAS, o episódio de ontem, assim como o que ocorreu na sede do Ibama na cidade de Humaitá, às margens do Rio Madeira, em 2017, mais uma vez demonstra quanto o crime organizado e atos antidemocráticos estão intimamente ligados à degradação ambiental e à pobreza na Amazônia. Diante de tamanha gravidade, é imprescindível que haja um fortalecimento imediato e substancial das ações governamentais de combate aos crimes ambientais no Brasil e, sobretudo, na região Amazônica. 

Para o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, Superintendente Geral da Fundação, o combate ao crime organizado envolvendo o narcotráfico, o garimpo ilegal, a extração ilegal de madeira e a grilagem de terras na Amazônia deve ser tratado como uma questão de segurança nacional. 

Com base em aproximadamente 15 anos de atuação em defesa da floresta e pelo desenvolvimento sustentável na Amazônia, a FAS acredita que o combate ao crime organizado envolvendo o tráfico, o garimpo ilegal, a extração ilegal de madeira e a grilarem de terras nessa região deve ser tratado como uma questão de segurança nacional. A Fundação também enxerga que, sem ações de comando, controle e aplicação da lei nessa região, a continuidade das políticas efetivas de redução do desmatamento e de degradação ambiental pode ficar ainda mais prejudicada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus