Ex-secretário de Segurança, Sérgio Fontes vê como inédito ataques em Manaus

Por Portal do Holanda

09/06/2021 10h34 — em Manaus

Delegado da PF Sério Fonte - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Autoridades estaduais e municipais se reuniram às portas fechadas na tarde desta terça-feira (8), para tratar dos ataques do Comando Vermelho e de medidas de segurança que devem ser implementadas a partir de agora.

O delegado da Polícia Federal, Sérgio Fontes, que coordena o gabinete da prefeitura e deve assumir, em breve a Secretaria de Defesa Social, foi um dos participantes e falou um pouco sobre o que foi discutido na reunião:

“Foi apresentado um relatório do que aconteceu e das providências tomadas durante a crise, e foi estabelecido um cronograma para atuações futuras. Alguns dados e informações foram passadas ali sobre a motivação dos ataques, foram de caráter sigiloso porque implicam em informações ainda em apuração”, explicou em entrevista ao Portal do Holanda.

Fontes disse ainda que houve um planejamento estratégico de como as forças de segurança e órgãos de controle devem atuar junto na capital e no interior para garantir a ordem.

O chefe de gabinete adiantou que alguns supostos mentores do ataque já foram identificados, porém, as informações sobre eles ainda são sigilosa.

Sérgio Fontes destaca que a situação vivenciada nos últimos dias em Manaus é “inédita” e teve um potencial surpreendente:

“Isso já aconteceu em outras cidades, inclusive no Rio de Janeiro, mas aqui, essa questão de atentados nessa escala é inédito, mas eu acredito que como já aconteceu em outros lugares a gente tem que ter um protocolo para esse tipo de ocorrência e segundo nos foi apresentado, tem um protocolo e ele foi seguido, agora claro, cada experiência agrega novas ações para que na próxima a coisa não pegue o Estado e os prórpios municípios e as empresas privadas de supetão”. 

O delegado, que também já foi secretário de Segurança Pública afirma que é necessário aprimorar as estratégias e preparar as polícias locais para que o estado não sofra com novas ações criminosas como essas:

 Vamos esperar que a gente não tenha outras ocorrências desse tipo, mas se tiver, que a resposta seja uma resposta que tenha aprendido com esses eventos de sábado para segunda”.

 

Vídeo: Criminosos atacam delegacia a tiros em Manaus

Agência do Bradesco no Planalto também é incendiada em ataques em Manaus

Governador do Amazonas solicita Força Nacional para conter ondas de ataques

Carro de tenente da PM é incendiado no pátio de casa em Manaus

Wilson Lima diz que SSP não identificou de onde partiu ordem para ataques

CV ataca comitê do Capitão Carpê em Manaus e deixa recado ousado

29 pessoas já foram presas por envolvimento em ataques em Manaus

Semsa suspende vacinação nesta segunda em Manaus em meio à onda de ataques

Chefe do tráfico é preso acusado de ordenar ataques na zona Leste de Manaus

Ônibus voltam a circular com 30% da frota nesta segunda em Manaus

Ônibus vão circular até 19h nesta segunda em Manaus; Saiba quais

Manaus recebe policiais da PRF de Roraima e Rio de Janeiro após onda de ataques

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus