Compartilhe este texto

Entenda os critérios de vacinação infantil contra Covid-19 em Manaus

Por Portal do Holanda

24/01/2022 15h28 — em
Manaus


Foto: Antônio Pereira/Semcom

Manaus/AM-  A vacinação infantil contra Covid-19 iniciou nesta segunda-feira (24), para população geral de 11 anos. Para a imunização deste público, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), orienta sobre os critérios que devem ser atendidos.

Para as crianças que têm deficiência, não há exigência de comprovação desta condição. Para crianças com comorbidades, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar laudo médico que comprove condições consideradas pelo MS como prioridade para a vacinação. Confira a lista abaixo:

-Diabetes mellitus;
-Pneumopatias crônicas graves;
-Hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
-Doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca-IC, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular);
-Doença renal crônica;
-Imunossupressão;
-Anemia falciforme;
-Obesidade mórbida;
-Síndrome de Down;
-Cirrose hepática.

Também é necessário que a criança não tenha recebido nenhuma outra vacina do calendário infantil nos 15 dias anteriores e que não esteja com qualquer doença na fase aguda (gripada, por exemplo).

A criança deve estar acompanhada por um dos pais ou outro responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, sendo necessário apresentar três documentos: certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus