Manaus/AM - Manaus registrou 1.385 casos novos de HIV e 341 casos de AIDS nos 10 primeiro meses desse ano, que significa uma diminuição dos casos, já que em 2021, 1.631 novos casos de HIV/AIDS foram registrados no mesmo período segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Dos 1.385 casos desse ano, 986 casos (76%) foram notificados em pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
As UBSs de Manaus oferecem teste rápido para HIV, que tem resultado em 30 minutos.
Para prevenção da transmissão do HIV/Aids, são realizadas ações como a distribuição de preservativos de forma gratuita nas unidades de saúde e também é oferecida a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que consiste no uso diário de uma medicação antirretroviral que tem a função de impedir que a pessoa, com critérios de eleição para o uso, seja infectada pelo HIV.
A oferta da PrEP é realizada na Clínica de Saúde da Família Raimundo Franco de Sá, zona Oeste; na Clínica da Família Carmen Nicolau, zona Norte; Clínica da Família Desembargador Fábio do Couto Valle, zona Leste; e UBS Dr. Luiz Montenegro, zona Sul.

