‘Dia D’ de vacinação contra influenza e sarampo tem 60 mil doses aplicadas em Manaus

Manaus/AM - O “Dia D” da campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo, promovido pela Prefeitura de Manaus, no último sábado, 14, foi encerrado com a aplicação de 61.797 doses, segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela execução da mobilização na capital.
Ao longo de nove horas seguidas, das 8h às 17h, foram vacinados idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas e professores, que representam os grupos prioritários desta fase da campanha.
Além de abrir as 171 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a secretaria montou postos de atendimento à população em locais alternativos, incluindo lanchonetes, mercearias, drogarias, feiras, supermercados e shopping centers, além de postos volantes, que se deslocaram para áreas de difícil acesso, levando a vacina a moradores com dificuldade de acessar os grandes pontos, e aos acamados.
Saldo
De acordo com os dados consolidados pela Semsa na manhã deste domingo, 15/5, das 61.797 doses aplicadas durante o Dia D, 47.558 foram da vacina trivalente, eficaz contra três tipos de cepas da influenza (H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria) e 14.239 foram da vacina tríplice viral que, além do sarampo, protege contra caxumba e rubéola.
Com as novas doses, os percentuais de pessoas imunizadas contra a influenza, por grupo prioritário, chegaram a 52,4%, no caso dos idosos e a 76,5%, no caso dos trabalhadores da saúde. Os dois grupos estão sendo vacinados desde o dia 4 de abril, quando a campanha foi iniciada em Manaus.

ASSUNTOS: Manaus