Compartilhe este texto

Em rara aparição, rainha Elizabeth II fala sobre coroação em documentário

Por Agência O Globo

14/01/2018 21h01 — em
Mundo


Foto: Reprodução

LONDRES - Em uma rara aparição, a Rainha Elizabeth II deu uma entrevista exibida neste sábado no documentário “The coronation” (A coroação), da BBC do Reino Unido, sobre a cerimônia televisionada em 1953. No programa, ela conversa com o comentarista da Família Real Alastair Bruce, lembra momentos da infância e conta detalhes da coroação.

Em “The Coronation”, a rainha narra casos como o de quando tinha 11 anos e, após a coroação do pai, George VI, escreveu que a “Abadia de Westminster estava (naquela época) coberta por uma espécie de névoa de maravilha”.

Em 2 de junho de 1953, era a vez de Elizabeth II ser coroada: “Vi uma coroação e fui a protagonista em outra, o que é notável", declarou. No programa de uma hora são exibidas informações e imagens das joias da Coroa. A rainha e Bruce assistem juntos às filmagens da cerimônia, como a jornada à bordo de uma carruagem que pesa quase quatro toneladas, a caminho da coroação. Sobre isso, ela comenta ter sido "horrível" e “não muito confortável”.

Nas redes sociais, muitos internautas comentaram com bom humor o fato de funcionários da realeza manusearem a coroa cravada de diamantes com luvas brancas e a rainha, por sua vez, fazer o mesmo, mas sem as luvas e de forma natural. Um internauta comparou a forma com a qual ela mexia na coroa como a de uma mãe a um bebê. Outros elogiaram o senso de humor da rainha. “queria ser amigo dela”, disse um deles.

 

Em um trailer que havia sido divulgado anteriormente, a rainha comenta quão pesada era a coroa que usara durante a cerimônia e que seu pescoço quebraria se ela abaixasse a cabeça. "Há algumas desvantagens sobre coroas, mas, de toda forma, são coisas bem importantes".

De acordo com a entrevista, a coroa foi feita para a coroação de George VI, em 1937, e é composta por 2.868 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas e centenas de pérolas — quatro delas são de brincos da rainha Elizabeth I.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo