Vale deve recuperar condições operacionais de minas suspensas de MG em até 3 semanas
SÃO PAULO, 13 Fev (Reuters) - A Vale espera terminar em duas ou três semanas o trabalho para recuperar as condições operacionais de duas minas suspensas em Minas Gerais, após chuvas volumosas ao final de janeiro causarem transbordamentos de cavas nas áreas, afirmou o CEO da mineradora, Gustavo Pimenta, nesta sexta-feira.
A partir deste trabalho, a companhia estaria pronta para retomar a operação nas minas de Fábrica e Viga, dependendo da autorização das autoridades para a retomada das atividades, que estão suspensas desde 27 de janeiro.
As duas unidades que tiveram operações suspensas têm uma produção combinada de 8 milhões de toneladas por ano, ou o equivalente a 2,4% do volume médio do guidance de minério de ferro da Vale para 2026, conforme analistas do Santander disseram na oportunidade.
O CEO acrescentou que a companhia está trabalhando para ter certeza de maior resiliência em suas atividades considerando impactos de mudanças climáticas, e que vai incorporar aprendizados a partir dos extravasamentos nas minas.
(Por Marta Nogueira; texto de Roberto Samora)
ASSUNTOS: Geral