Compartilhe este texto

Tempestade Kristin mata ao menos três pessoas em Portugal e avança para Espanha

Por Reuters

28/01/2026 12h18 — em
Geral



LISBOA/MADRI, 28 Jan (Reuters) - A tempestade Kristin matou pelo menos três pessoas e deixou mais de 800.000 moradores do centro e norte de Portugal sem eletricidade nesta quarta-feira, derrubando árvores, danificando casas e interrompendo o tráfego rodoviário e ferroviário antes de se deslocar para o interior da Espanha.

Uma pessoa morreu quando uma árvore caiu sobre seu carro em Vila Franca de Xira, nos arredores de Lisboa, de acordo com os serviços de emergência. Outras duas pessoas morreram no distrito central de Leiria -- uma das áreas mais afetadas -- de acordo com o conselho local.

As autoridades de defesa civil relataram mais de 3.000 incidentes relacionados ao clima, provocados por rajadas de vento de até 150km/h, chuva forte e queda de neve no país de quase 11 milhões de habitantes.

A operadora de rede elétrica E-Redes disse que as equipes técnicas estavam trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para cerca de meio milhão de clientes durante a tarde, enquanto anteriormente 855.000 haviam ficado sem eletricidade.

Depois de passar por Portugal, a tempestade seguiu para o leste da Espanha, que ainda está se recuperando de um sistema anterior, a tempestade Joseph. Na cidade litorânea de Torremolinos, ventos fortes derrubaram uma palmeira na terça-feira, matando uma mulher.

Mais de 160 estradas na Espanha foram afetadas pela neve no início da quarta-feira. Isso incluiu 27 autoestradas na rede rodoviária principal, entre elas a A-6, que liga Madri ao noroeste. A neve também cobriu os telhados em partes do centro de Madri, mas não causou grandes interrupções.

A agência nacional de meteorologia da Espanha, AEMET, alertou que grandes áreas do país enfrentariam ventos muito fortes, com algumas rajadas atingindo a força de furacões. As autoridades emitiram um alerta vermelho em partes do sul da província de Almería devido à intensidade dos ventos.

As autoridades locais fecharam parques e, em algumas áreas, os esportes ao ar livre e as atividades educacionais foram suspensos.

(Reportagem de Andrei Khalip, Emma Pinedo e David Latona)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral