Taiwan é sacudida por terremoto de magnitude 7,0, mas não há danos graves
TAIPÉ, 27 Dez (Reuters) - Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu uma área a cerca de 32km da cidade costeira de Yilan, no nordeste de Taiwan, na noite deste sábado (horário local), informou a administração meteorológica da ilha, sem relatos de danos graves.
O terremoto, com uma profundidade de 73km, foi sentido em todo o norte de Taiwan e sacudiu edifícios na capital Taipé, acrescentou a administração, atribuindo uma categoria de intensidade 4, o que significa que poderia haver danos menores.
O governo da cidade de Taipé disse que não houve registro de danos graves, com alguns casos isolados, incluindo vazamento de gás e água e pequenos danos a edifícios.
Mais de 3.000 residências em Yilan ficaram sem energia por um breve período, informou a Taiwan Power Company.
A grande fabricante de chips TSMC disse que um pequeno número de suas instalações no Parque Científico de Hsinchu, no norte do país, teve de ser esvaziado após o terremoto e que os funcionários já haviam retornado a seus postos.
A administração meteorológica recomendou que as pessoas fiquem em alerta para tremores secundários entre 5,5 e 6,0 no dia seguinte. Também afirmou que os danos causados pelo terremoto devem ser limitados porque ele foi relativamente profundo e ocorreu no mar.
O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, disse em postagem em rede social que as autoridades tinham a situação sob controle e também pediu à população que ficasse em alerta para tremores secundários.
Taiwan fica perto da junção de duas placas tectônicas e é propensa a terremotos.
Mais de 100 pessoas morreram em um terremoto no sul de Taiwan em 2016, e um terremoto de magnitude 7,3 matou mais de 2.000 pessoas em 1999.
(Reportagem de Yimou Lee, Wen-yee Lee e Faith Hung)
ASSUNTOS: Geral