StoneX reduz previsão de produção de açúcar do centro-sul em 26/27; eleva a de etanol
SÃO PAULO, 30 Jan (Reuters) - A produção de açúcar do centro-sul do Brasil em 2026/27 foi estimada nesta sexta-feira em 40,7 milhões de toneladas, redução de 800 mil toneladas na comparação com a previsão anterior, em momento em que os preços do adoçante dão incentivo para o setor produzir mais etanol, segundo relatório da consultoria e corretora StoneX.
A produção total de etanol do centro-sul, de cana e milho, foi prevista em 36,5 bilhões de litros, ante 36,1 bilhões na previsão anterior.
"A forte queda nos preços do açúcar ao longo de 2025, juntamente à escalada dos preços do etanol no centro-sul ao final de 2025 e início de 2026 trazem um cenário de incentivo à produção alcooleira em detrimento ao adoçante", afirmou a StoneX.
A moagem de cana do centro-sul, principal região produtora, foi estimada em 620,5 milhões de toneladas, estável em relação à previsão passada.
A moagem da safra 2026/27 começa oficialmente em abril, mas algumas empresas já começam as atividades em março.
(Por Roberto Samora e Gabriel Araujo; edição de Letícia Fucuchima)
ASSUNTOS: Geral