Recall de fórmula infantil da Danone gera dúvidas apesar de balanço positivo
PARIS, 20 Fev (Reuters) - A gigante francesa do setor alimentício Danone divulgou nesta sexta-feira um crescimento nas vendas do quarto trimestre acima das expectativas e afirmou que o recall generalizado de fórmulas infantis provavelmente terá um impacto modesto nas vendas do próximo trimestre.
O grupo apresentou um forte desempenho na Ásia no quarto trimestre, embora o crescimento nos EUA tenha sido mais fraco do que o esperado.
O recall de fórmulas infantis afetou empresas como a Danone e a Nestlé devido à possível contaminação com a toxina cereulida, com os investidores ansiosos para entender a extensão do impacto financeiro e reputacional.
“O recall de vários participantes do setor ao mesmo tempo criou alguma perturbação nas prateleiras”, disse o diretor financeiro Juergen Esser, prevendo um impacto pontual nas vendas do primeiro trimestre de 0,5% a 1% para o grupo.
A Danone, que recolheu produtos em toda a Europa e no Oriente Médio, disse que o impacto não foi significativo e que uma avaliação seria finalizada assim que os recalls fossem concluídos.
O grupo, cujas ações caíam 1%, está particularmente exposto ao recall de fórmulas, já que cerca de 17% do lucro total vem de fórmulas infantis na China, em comparação com menos de 2% para a Nestlé, afirmam analistas da Jefferies.
CHINA “EXCEPCIONAL”, NECESSIDADE DE “ACELERAR” NOS EUA
Desde a nomeação do presidente-executivo Antoine de Saint-Affrique em 2021, a Danone tem se concentrado fortemente em proteínas e saúde intestinal e buscando expandir sua presença geográfica.
A Danone divulgou as estimativas para 2026 em linha com seus objetivos de médio prazo de crescimento de vendas comparáveis de 3-5%, com o lucro operacional recorrente crescendo mais rapidamente do que as vendas.
A Danone descreveu o crescimento na China, Ásia do Norte e Oceania como “excepcional”, com um crescimento das vendas no quarto trimestre de 10,4%, impulsionado pelo rápido aumento dos volumes, embora os analistas tenham observado que este valor ficou abaixo das suas expectativas.
O mercado dos EUA não atendeu às expectativas da empresa. “Precisamos intensificar nossos esforços”, disse Saint-Affrique. As vendas da Danone em 2025 foram de 27,28 bilhões de euros (US$32,07 bilhões), um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior, em comparação com as expectativas dos analistas de 4,4% em um consenso fornecido pela empresa. O crescimento das vendas no quarto trimestre de 4,7% também superou as expectativas.
(Reportagem de Dominique Vidalon em Paris e Alexander Marrow em Londres)
ASSUNTOS: Geral