Após ouro, Lucas Pinheiro Braathen cai e é eliminado no esqui slalom nos Jogos Olímpicos de Inverno
SÃO PAULO, 16 Fev (Reuters) - Dois dias após conquistar uma inédita medalha de ouro para o Brasil em esportes de neve e gelo, o esquiador Lucas Pinheiro Braathen sofreu uma queda e foi eliminado da prova do slalom nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, na Itália, nesta segunda-feira.
No sábado, Pinheiro Braathen venceu a prova do slalom gigante, e era um dos favoritos também para o slalom, modalidade em que ocupa o segundo lugar no ranking mundial.
O slalom é a prova do esqui alpino com trajeto mais sinuoso, com curvas mais rápidas e mais próximas umas das outras do que em outras modalidades. Os atletas fazem duas descidas, e o resultado é determinado pela soma dos tempos.
O brasileiro caiu ainda na primeira descida. Ele vinha fazendo um tempo mais rápido do que o norueguês Atle Lie Mcgrath, que terminou a etapa inicial na liderança.
Pinheiro Braathen disse que não teve problemas de visibilidade devido à neve que caía no momento da prova, e reconheceu ter cometido erros.
"Você precisa achar esse balanço entre intensidade, técnica e estratégia. E quando eu cheguei nessa seção da pista, eu deixei a técnica e a estratégia em casa, eu só estava esquiando com intensidade, e isso não dá", afirmou em entrevista à CazéTV.
Outros dois brasileiros competem no slalom. Giovanni Ongaro terminou a primeira descida na 31ª colocação, e Christian Oliveira Soevik também não completou.
Até o ouro conquistado por Pinheiro Braathen no sábado, o melhor resultado do Brasil nos Jogos de Inverno tinha sido o 9º lugar de Isabel Clark no snowboard cross, na edição sediada em Turim (Itália) em 2006.
Nascido em Oslo, Pinheiro Braathen tem 25 anos e é filho de pai norueguês e mãe brasileira. O esquiador competiu pela Noruega anteriormente, mas defende o Brasil desde 2024. Ele chegou aos Jogos de Inverno como o segundo colocado no ranking geral da Copa do Mundo de Esqui.
(Reportagem de Bernardo Barbosa)
ASSUNTOS: Geral