Ex-repórter da Record diz que jornalistas não podiam engordar: "tiradas do ar"
A jornalista Janice de Castro, ex-repórter esportiva da Record, fez um forte desabafo sobre a pressão estética enfrentada por mulheres na televisão, especialmente no jornalismo. Em entrevista ao podcast Futeboteco, ela revelou que já presenciou colegas sendo retiradas do ar por causa do peso.
"Eu trabalhei numa emissora que tirava do vídeo a repórter que engordasse. É triste isso. Não é só a competência, mas tem que tomar cuidado com a questão da aparência também. Ainda bem que está mudando. Hoje, vemos apresentadoras mais fora do padrão, antes eram só modelos, praticamente", comentou.
Aos 44 anos, Janice também abordou o etarismo no meio televisivo, destacando como mulheres maduras enfrentam mais barreiras para se manterem na mídia: "Se ligar um telejornal, você vai ver homens mais velhos, com cabelos brancos, mas não repórter mulher mais velha, principalmente se for esportiva. Existe um etarismo. Os homens seguem firmes e fortes. Não sei o que acontece, se as mulheres cansam ou se é falta de oportunidades. Eu tento não lidar com isso, tento aproveitar minha experiência. Tenho orgulho da minha experiência", disse.
Janice deixou a Record em 2023 após 18 anos. Atualmente, ela integra a equipe da plataforma de streaming Paramount+.
ASSUNTOS: Famosos & TV