Compartilhe este texto

Pódio solidifica companheiro de Bortoleto como um dos 'caras' da temporada

Por Folha de São Paulo

07/07/2025 9h00 — em
Esportes



LONDRES, REINO UNIDO (UOL/FOLHAPRESS) - Nico Hulkenberg, sozinho, fez mais pontos que a equipe Red Bull nas últimas quatro corridas. E ele corre pela equipe que começou o ano desacreditada e tendo segurado a lanterna do campeonato anterior. A Sauber já não é aquele time que só saiu do zero na penúltima etapa de 2024, mas não dá para negar que uma combinação de ótimo ritmo de corrida e decisões precisas está fazendo do companheiro de Gabriel Bortoleto um dos nomes do momento na Fórmula 1.

E nada melhor para coroar isso que um pódio, o primeiro de Hulkenberg em 239 corridas na categoria, conquistado em uma corrida em que decisões precisas de estratégia foram cruciais e contaram muito com as informações dadas pelos pilotos no carro, já que caíram duas pancadas de chuva (uma logo antes da largada e outra no meio da prova) em Silverstone.

"Ele ficou na pista quando precisávamos ficar na pista. E então mudou para o pneu de pista seca na hora certa", disse o chefe da Sauber, Jonathan Wheatley. "Nico fez uma corrida excepcional hoje. Uma das melhores que já vi em Silverstone. Uma das melhores que já vi de qualquer piloto. E me parece incrível que todos estejamos comemorando um pódio."

Foram três momentos capitais: quando caiu a pancada antes da largada e logo o sol abriu, Hulkenberg não achou que deveria trocar os pneus intermediários pelos de pista seca, ao contrário do que fez Bortoleto. A equipe deixou essa decisão nas mãos de seus pilotos, porque isso ia muito do feeling deles ao volante. Bortoleto colocou o pneu de pista seca, escapou da pista e abandonou.

O brasileiro, ao invés de ir dar entrevistas, voltou para a garagem e decidiu acompanhar o rádio do companheiro para entender melhor por que as corridas de Hulkenberg simplesmente parecem ganhar vida, algo que ficou bem mais claro depois da atualização que eles levaram ao GP da Espanha e que deixou o carro muito mais previsível para os pilotos.

De lá para cá, ele foi quinto em Barcelona, pontuou no Canadá e na Áustria, onde Bortoleto conquistou seus primeiros pontos, e agora chegou ao pódio em Silverstone.

Esse comportamento de Bortoleto foi bem visto por Wheatley.

Os outros dois momentos capitais de Hulkenberg seriam a decisão de parar antes dos rivais para trocar os pneus intermediários, o que fez com que ele ganhasse a maior parte das posições que conquistou. E a escolha de parar depois de Lewis Hamilton, que o pressionava no final. Aquele era o momento de trocar os pneus de chuva pelos de seco, Hamilton saiu da pista, ainda molhada, e não conseguiu mais se aproximar do alemão.

Mas e o ritmo? Wheatley disse que não sabia explicar muito bem de onde tinha vindo a velocidade de Hulkenberg, e é bem possível que o fato do vento ter dado uma trégua no domingo tenha ajudado a Sauber. Mas o fato é que Hulkenberg tem conseguido usar toda a sua boa leitura de corrida para fazer com que a equipe chegue mais perto de seu potencial e, com este pódio, colocou o time na disputa pela quinta posição do campeonato com a Williams, algo impensável há cinco semanas.

E vai saber o que ele poderá fazer agora que a 'maldição' do pódio ficou para trás.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes