Eleição na CBF é convocada após afastamento de Ednaldo Rodrigues

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá eleições para a escolha de seu novo presidente e demais membros da diretoria no próximo dia 25 de maio. O edital de convocação do pleito foi publicado neste sábado (17), um dia após a divulgação do comunicado assinado por Fernando Sarney, vice-presidente da entidade nomeado interventor.
Sarney assumiu a responsabilidade de convocar o pleito após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF na última quinta-feira (15). A eleição definirá, além do presidente, oito vice-presidentes, três membros efetivos e três suplentes para o Conselho Fiscal, com mandato para o quadriênio 2025/2029.
O período para registro de chapas estará aberto entre este domingo (18) e a próxima terça-feira (20), conforme o comunicado oficial da CBF.
Na manhã deste sábado, o atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, anunciou sua candidatura à presidência da CBF. Em nota divulgada nas redes sociais da FPF, Bastos afirmou ter o apoio de outras federações e de um "grande número de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro [masculino]".
Horas depois, a Liga Forte União (LFU), que congrega 32 clubes das duas principais divisões do futebol nacional, declarou apoio à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos. No entanto, a LFU criticou a data da eleição, marcada para um domingo com jogos do Campeonato Brasileiro, argumentando que isso impede que os clubes sejam os "legítimos e verdadeiros protagonistas das decisões".
Entre os clubes que integram a Liga Forte União e manifestaram apoio a Reinaldo estão Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Sport, Vitória (Série A), além de Amazonas, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova (Série B).

ASSUNTOS: Esportes